SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Evo Morales tem reunião com Lula

São Paulo. O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que propôs ao ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a criação de comissões técnicas e jurídicas para auxiliar os governos socialistas da América Latina a prevenir problemas internacionais devido às suas políticas de estatização, chamadas por ele de "anti-imperialistas".

Morales propôs criar comissões técnicas para prevenir problemas internacionais relacionados às políticas de estatização FOTO: HEINRICH AIKAWA/ INSTITUTO LULA

"Temos de começar a organizar esses conselhos econômicos e jurídicos com especialistas em temas internacionais que podem nos ajudar a lidar com esses processos que surgem porque nacionalizamos os serviços básicos, recursos naturais ou de telecomunicações", afirmou ontem o presidente boliviano.

Morales reuniu-se na noite de sábado na capital paulista com o ex-presidente Lula por cerca de 1h30, conforme a assessoria do líder petista. Evo foi a São Paulo participar do 19º encontro do Foro de São Paulo, que reúne 91 organizações de 37 países da América Latina e do Caribe.

De acordo com Morales, os Estados sempre saem lesados em disputas envolvendo órgãos internacionais. "Se nossos governos fracassarem em seus países, não poderemos seguir avançando", emendou, referindo-se aos governos de esquerda da região.

Morales evitou comentar ontem o projeto de lei promovido por seu aliado, o presidente uruguaio José Mujica, para regular a produção e distribuição de maconha no Uruguai. Aprovado na Câmara, o texto precisa passar pelos senadores uruguaios para virar lei. "É muito difícil de comentar sobre maconha", disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário