SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Estado terá simuladores de guerra-Santa Maria será referência em treinamento de militares de blindados no País

Se para enfrentar o trânsito da cidade todos os dias é preciso ter calma, prudência e habilidade, imagine para dirigir um veículo utilizado em guerras. A partir do início de outubro, Santa Maria será referência em treinamento de militares que serão habilitados para desempenhar essa tarefa.
E o melhor de tudo é que as lições não vão gastar combustível nem pólvora e protegerão os alunos dos riscos de acidentes. O 1º Centro de Simulação de Blindados do Brasil vai funcionar no município, dentro do Centro de Instrução de Blindados.
A ideia de montar o espaço na cidade veio de carona com os veículos Leopard 1A5, comprados da Alemanha, que precisam ser dirigidos pelos homens do Exército Brasileiro. Até agora, o único militar com conhecimentos sobre esses veículos é o major Maurício Magnus, chefe da seção de simuladores, que foi treinado por cinco meses na Europa e passará adiante – com ajuda de técnicos alemães – os ensinamentos aos brasileiros.
– Treinaremos todos os que andam em carros de combate no país, desde atiradores e comandantes do carro até o motorista. Poderemos simular, também, alguns tipos de pane. É uma síntese do que há de mais importante num blindado –explica o major.

Centro tem tecnologia alemã e norte-americana
No local onde funcionará o centro há um pavilhão – avaliado em R$ 3 milhões – com tecnologia de ponta. Softwares da Alemanha e dos Estados Unidos serão utilizados nos mais de cem computadores instalados.
O treinamento contará com quatro simuladores. No primeiro deles, o Simulador de Procedimento da Guarnição, os militares treinarão, em um blindado, situações de guerra e possíveis panes. O segundo é o Treinador Sintético Portátil, formado por quatro cabines que resumem as funções de quem está em um blindado. O terceiro é o Treinador Sintético de Blindados, que tem o interior igual ao de um Leopard 1A5. O último treinamento será no Simulador de Aprendizagem, com lições sobre aspectos táticos.
– Vai nos dar qualidade no treinamento da tropa blindada brasileira. Seremos referência. Todos os interessados no Brasil passarão por aqui – salienta o coronel Giovany Carrião de Freitas, comandante do Centro de Instrução de Blindados.
Com inauguração do centro, em 7 de outubro, 12 militares de Santa Maria serão treinados. A partir de março de 2011, oficiais de todo país passarão pelos simuladores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário