SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Gen Fraser EUA encontra Jobim-Ministério da Defesa

Em visita a Brasília, o general norte-americano Douglas Fraser, responsável pelo Comando Sul das Forças Armadas dos EUA, se reuniu ontem com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. O general da Força Aérea americana também esteve com os comandantes do Exército, Enzo Peri, e da Aeronáutica, Juniti Saito. A visita ocorre em um momento que o governo dos EUA espera uma resposta do Planalto sobre a concorrência F-X2, para a compra de 36 caças e na qual a Boeing participa com o F-18 Super Hornet. Os EUA sustentam que Fraser veio ao Brasil para a condecoração do general Floriano Peixoto, por sua atuação no Haiti, à frente da Missão de Paz da ONU. Peixoto recebeu a Legião do Mérito do Departamento de Defesa, uma das mais altas condecorações dadas a militares pelos EUA.

General quer mudança em tropas de paz no Haiti
O general de Exército brasileiro Floriano Peixoto, ex-comandante militar da Minustah (Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti), defendeu ontem a mudança no perfil das tropas que atuam no Haiti após o terremoto de 12 de janeiro.
Habitação e remoção de escombros são neste momento as principais demandas do Haiti, de acordo com o general. Diante dessas necessidades, a ONU deve alterar o foco da missão, aumentando o número de pessoas envolvidas na reconstrução do país, segundo ele.
Peixoto afirmou ainda que o Haiti "está absolutamente seguro" e crimes como sequestro deixaram de existir após o terremoto.
Hoje, a Minustah continua direcionada à estabilização da paz. Uma eventual mudança no perfil depende de decisão do Conselho de Segurança da ONU, que deve analisar o assunto e reeditar os termos da missão em outubro.
O contingente atuando no Haiti é de 11.568 pessoas, sendo 74% de tropas militares -lideradas pelo Brasil. O restante é formado por observadores e policiais da ONU.
Peixoto foi condecorado ontem pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário