SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Rio Grande recebe tanques de guerra

No início dessa semana foi realizado o desembarque de mais 30 veículos de combate do Exército no Porto do Rio Grande (RS).
O lote, composto de 28 tanques de guerra e duas viaturas blindadas de Engenharia Escola de Motorista, além de dispositivos de simulação de engajamento tático, foi o terceiro recebido desde o final do ano passado. Os veículos de combate recebidos em Rio Grande vieram do porto de Hamburgo, na Alemanha, no navio República Argentina.
De acordo com administração portuária, a operação contou com diversas organizações militares, todas pertencentes ao Comando Militar do Sul. Na operação, os tanques com 45 toneladas cada um foram descarregados do interior do navio por técnicos da empresa alemã que realizou a sua manutenção, por meio de uma rampa da própria embarcação.
No cais, com o auxílio de outra rampa, eles foram embarcados em oito carretas do Exército - cada uma delas com capacidade para transportar um tanque por vez. O lote segue até a Guarnição Militar Federal de Santa Maria, sede da 3ª Divisão de Exército - Divisão Encouraçada.
Cada carreta, que só pode transitar durante o dia, deverá levar 10 horas para realizar a viagem, sendo que o transporte de todo o material levará 10 dias para ser concluído. Após passar por testes, os tanques de guerra serão distribuídos para unidades do Rio Grande do Sul e Paraná. Todos são do modelo Leopar 1A5, adquiridos do Exército Alemão e que passaram por uma manutenção realizada pela empresa Rheinmetall Land System na Alemanha, que substituirão os atuais Leopar 1A1 do Exército.
Esse é o terceiro lote recebido pelo Exército no Porto do Rio Grande. Os outros chegaram em dezembro de 2009 e maio deste ano, respectivamente. O chamado projeto Leopard, desenvolvido desde 2007, prevê o recebimento de 11 lotes até o final de 2011, totalizando 220 carros de combate e 19 viaturas blindadas, e outros equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário