SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

domingo, 26 de setembro de 2010

Governo chileno planifica fase final do resgate dos 33 mineradores

O ministro de Mineração do país, Laurence Golborne, e o de Saúde, Jaime Mañalich, foram hoje à mina San José para planejar com as equipes de resgate a última fase da operação de salvamento e os cuidados médicos que os mineradores receberão assim que saírem da jazida.
Mañalich explicou aos jornalistas que descerão à mina um socorrista e outro médico, especialistas em trabalhos de resgate, "para assistir aos mineiros na sua entrada na cápsula".
A Marinha irá fabricar a espécie de três gaiolas para o resgate, que foram batizadas com o nome de Fênix. A primeira delas tem previsão de chegar à mina ainda hoje.
O ministro de Mineração explicou que as cápsulas são equipadas com um tubo de oxigênio e com microfone e alto-falantes, para manter a comunicação com o exterior durante o resgate.
Quanto aos trabalhos de resgate, a máquina T-130, encarregada do "Plano B", alcançou os 175 metros no alargamento do túnel de 632 metros que escavou com sucesso na primeira etapa de sua tarefa.
A perfuradora Strata 950, do "Plano A", chegou a 442 metros de profundidade, de um total de 702 metros que deve cavar para depois alargar o conduto. Já a máquina petrolífera RIG 421, que executa o "Plano C" e é a única que cava diretamente um túnel de 66 centímetros de diâmetro, chegou neste sábado a 62 metros de profundidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário