SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Máquina do plano B chega à região onde estão presos 33 mineiros no Chile

A máquina perfuradora que faz parte do plano B para resgatar os 33 trabalhadores soterrados no Chile já chegou à região da oficina onde eles estão.
Segundo o jornal chileno "La Tercera", a perfuradora T-130 concluiu a primeira etapa do plano para resgatar os mineiros, presos desde agosto. Eles estão ainda a 200 metros do túnel e já receberam instruções para retirar as pedras deixadas pelo trabalho de perfuração.
Com o buraco cavado, a perfuradora deve trabalhar agora para ampliar o diâmetro para 66 centímetros, o que permitirá a passagem dos mineiros de volta à superfície. A máquina pode voltar a funcionar neste sábado (18). O plano C emprega a RIG-421, que deve continuar avançando cerca de 20 a 30 metros diários, informaram as autoridades locais.
BRIGAS
A tensão gerada pelo confinamento prolongado tem levado os trabalhadores a terem conflitos com os psicólogos que trabalham nos esforços de resgate.
Daniel Herrera Campos, um dos mineiros, disse que o psicólogo Alberto Iturra, responsável pelo atendimento aos trabalhadores, causa "histeria em todos".
Familiares dos mineiros relatam que eles sentem-se pressionados durante as sessões de terapia.
Fontes próximas a Iturra confirmaram a situação ao "La Tercera", dizendo que no dia 9 de setembro, durante uma sessão de terapia, o psicólogo disse aos familiares que os mineiros se recusavam a falar com ele e inclusive o estavam ameaçando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário