Brasília
Terrestre
Uma das razões para o investimento é a defesa estratégica dos recursos
naturais do país. Cerca de 1,2 bilhão de reais serão aplicados na
próxima década para criar polo de produção de pesquisa tecnológica.
O Exército brasileiro quer investir em pesquisa, especialmente no
desenvolvimento de novas tecnologias de defesa. Até 2025, cerca de 1,2
bilhão de reais vão construir o Polo de Ciência e Tecnologia do Exército
em Guaratiba (Pcteg), Rio de Janeiro. Uma das razões para o
investimento é a defesa estratégica dos recursos naturais do país.
O general Sinclair Mayer, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia
do Exército, destaca que o espaço não vai servir apenas para a formação
e pesquisa militar. Assim como ocorre na Escola Superior de Guerra, por
exemplo, civis poderão estudar e pesquisar no complexo. "Temos hoje
poucos peritos na área de defesa e temos o interesse de formar mais
gente", adianta Mayer.
Os benefícios da pesquisa militar se
aplicariam a outros campos. "Não se pode fazer um carro de guerra sem
antes testar combustíveis", compara. Mas a preocupação com tecnologia
não está restrita à produção de material bélico – também está
relacionada à posição estratégica do país.
O modelo se assemelha
ao usado pelo exército norte-americano, que além do desenvolvimento de
armas, investe em áreas como logística, química e saúde.
Defesa de recursos
Para o pesquisador de assuntos militares da Universidade Federal de
Juiz de Fora, Expedito Bastos, o Brasil precisa de investimentos na área
de defesa, já que concentra recursos estratégicos privilegiados como
grandes reservas minerais, petróleo e água doce. "O mundo tem por hábito
buscar essas coisas quando precisa", argumenta o especialista. O
general do exército reconhece a possibilidade, mas minimiza os riscos.
"Existe preocupação com o futuro, mas a própria estratégia nacional de
defesa prevê isso", afirma.
Para Bastos, uma melhora na defesa
brasileira ainda não seria o bastante para fazer frente ao poderio
militar de grandes potências, mas ajudaria a "diminuir a ânsia de que
tentassem fazer alguma coisa contra nós". Outra preocupação é a situação
fronteiriça, uma vez que alianças importantes de países vizinhos
poderiam oferecer riscos ao Brasil.
Conhecimento centralizado
Os planos do Pcteg são de concentrar órgãos já existentes, como o
Instituto Militar de Engenharia (IME) e outros braços técnicos, em um
mesmo espaço, no estado do Rio de Janeiro, que já conta com cerca de 20%
de toda a estrutura planejada.
O Exército tem parceiros no
governo, mas planeja garantir o dinheiro por meio de parcerias
público-privadas (PPPs). O primeiro investidor é o Ministério da
Educação. O órgão não confirma o montante, mas diz que o investimento
vai triplicar o número de vagas do IME.
A concepção do projeto é
da década de 1980, quando a área militar de 25 quilômetros quadrados
recebeu as primeiras instalações. Por lá já funcionam o Centro
Tecnológico e o Centro de Avaliações do Exército. Além do IME, o espaço
deve receber ainda o Instituto Militar de Tecnologia (IMT), o Centro de
Avaliações do Exército (CAEx), o Centro de Desenvolvimento Industrial
(CDI), a Agência de Gestão da Inovação (AGI), o Instituto de Pesquisa
Tecnológica Avançada (IPTA), uma Incubadora de Empresas de Defesa (IED),
o Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro (AGR), uma base administrativa e
um batalhão de comando.
Conhecimento desperdiçado
Apesar de aprovar a iniciativa do Exército de investir em tecnologia, o
estudioso de assuntos militares não acredita em uma mudança da
situação. Ele cita que o Brasil passou por ciclos de investimento e
sucateamento dessa força. Em cada uma dessas oportunidades, a
descontinuação das pesquisas provocou a perda do conhecimento gerado e
anos de trabalho foram perdidos, aponta Bastos. A culpa disso seria o
planejamento em curto prazo – a visão para um governo ou dois – e não a
montagem de uma estratégia mantida a longo dos anos.
Outra
crítica de Bastos é quanto às parcerias internacionais, que trazem
tecnologia externa, mas não fazem a transferência do conhecimento
prevista nos contratos. Para ele, essa tentativa de troca é inválida se
as duas partes não estiverem no mesmo patamar de desenvolvimento. Em
casos assim, uma das partes vai ser meramente usuária do recurso. "É o
que está acontecendo conosco", avalia.
Para o especialista, a
virada depende não apenas de investimentos militares, mas da solução de
problemas básicos do país, com educação de qualidade desde a base. Além
disso, ele vê com ceticismo a garantia de recursos para a conclusão do
projeto, uma vez que o Ministério da Defesa costuma ser penalizado em
cada ajuste do orçamento da União. Este ano, a pasta foi a que mais
perdeu no ajuste de contas. Dos 18,7 bilhões de reais inicialmente
previstos, foram mantidos 14,2 bilhões no orçamento deste ano, incluindo
a folha de pagamentos, previdência e a própria manutenção das
estruturas já existentes.
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