SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

domingo, 29 de setembro de 2013

Governo volta a elevar IPI de eletrodomésticos e móveis

As novas taxas, informou, passam a vigorar a partir de terça-feira, 1.º de outubro, até 31 de dezembro

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland
Segundo o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, a alíquota do IPI para refrigeradores passará de 8,5% para 10% (Zé Carlos Barretta/Folhapress)
O governo anunciou nesta sexta-feira mais um aumento no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos da linha branca, móveis e painéis de madeira. As alíquotas tinham sido reduzidas em 2009, no auge da crise global, para estimular a indústria, mas o retorno às taxas antigas foi iniciado em junho, parceladamente.
Segundo o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, a alíquota do IPI para refrigeradores passará de 8,5% para 10%. A da máquina de lavar será mantida em 10%, a das lavadoras semiautomáticas, conhecidas como tanquinhos, subirá de 4,5% para 5%, e a dos fogões passará de 3% para 4%. Ainda segundo ele, a alíquota do IPI para móveis e painéis de madeira subirá de 3% para 3,5%.
As novas taxas passam a vigorar a partir de terça-feira, 1º de outubro, até 31 de dezembro. "Depois, vamos reavaliar essas alíquotas", disse, após ter se reunido por cerca de duas horas com representantes do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) e da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos).
De acordo com o secretário, o governo resolveu recompor as alíquotas por entender que a economia caminha bem no segundo semestre com vendas, produção e nível de capacidade instalada em recuperação.
(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário