SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Operação para endireitar o Costa Concordia é confirmada para segunda

Agência de proteção civil italiana confirmou início das operações.
Condições meteorológicas e marítimas são compatíveis para o trabalho.

Da AFP
Agência confirmou oficialmente o início da megaoperação para endireitar o 'Costa Concordia' que naufragou na ilha de Giglio em 23 de janeiro de 2012 (Foto: Andreas Solaro/AFP)Agência confirmou oficialmente o início da megaoperação para endireitar o 'Costa Concordia' que naufragou na ilha de Giglio em 23 de janeiro de 2012 (Foto: Andreas Solaro/AFP)
A operação para endireitar o cruzeiro 'Costa Concordia', que naufragou há mais de um ano e meio na ilha toscana de Giglio, começará na manhã desta segunda-feira, anunciou oficialmente a agência de proteção civil italiana.
A agência evocou condições metereológicas e marítimas 'compatíveis' com os trabalhos.
"Os trabalhos de endireitamenro do navio Costa Concordia começarão amanhã, segunda-feira, 16 de setembro. Os parâmetros do vento e a altura das ondas são compatíveis com os valores máximos previstos pelos cálculos de possibilidade da operação", informou a agência em comunicado.
A operação deve começar pouco depois das 06h locais (01h de Brasília).
Centenas de engenheiros e técnicos trabalham nesse projeto há mais de um ano para poder puxar a embarcação de 114.500 toneladas.
O naufrágio do cruzeiro em 13 de janeiro de 2012 deixou 32 mortos, dois dos quais nunca foram encontrados, do total de 4.229 pessoas entre passageiros e tripulantes que se encontravam a bordo.
A embarcação, completamente tombada sobre seu casco direito, foi estabilizada com centenas de saco de concreto que mergulhadores colocaram no fundo do mar e com a criação de um chão falso.
Uma vez que o barco seja colocado na posição vertical, somente dentro de várias semanas, provavelmente meses, será rebocada para longe da ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário