SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Trabalho dos bombeiros deve seguir até sexta-feira em São Francisco do Sul

Fumaça do incêndio avança nesta quinta-feira e chega na Ilha do Mel, no Paraná


Trabalho dos bombeiros deve seguir até sexta-feira em São Francisco do Sul Leandro Junges/Agência RBS
Fumaça densa continua em São Francisco do Sul na manhã desta quinta-feira Foto: Leandro Junges / Agência RBS
A operação do Corpo de Bombeiros para controlar a fumaça causada pela explosão de uma carga de fertilizantes à base de nitrato de amônio na noite da terça-feira, dia 24, em São Francisco do Sul, Norte de Santa Catarina, deve seguir até sexta-feira.

— O grande problema ainda é a produção de fumaça que atrapalha o combate e faz com que a população tenha que ficar 800 metros distante do local do acidente — disse o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC, Marcos de Oliveira.

Na manhã desta quinta-feira o helicóptero Águia da Polícia Militar fez um sobrevoo na região e constatou que a fumaça avançava em uma coluna em direção para Itapoá e chegava até a Ilha do Mel, Litoral do Paraná. Informações preliminares dão conta de quem a coluna de fumaça seja de 10 quilômetros de extensão.

No começo da manhã, o vento chegou a levar a fumaça para as praias do Capri e Ubatuba. A previsão indica que a fumaça possa chegar até o Litoral Sul de São Paulo.


Bombeiros trabalharam durante a madrugada de quinta
Foto: Corpo de Bombeiros de SC/Divulgação

Nesta quinta, os cerca de 200 bombeiros que trabalharam durante a madrugada no combate do incêndio, devem ter o reforço de um equipamento para fazer a retirada do material. Pela manhã as paredes dos galpões foram derrubadas.

Uma máquina com uma concha irá empurrar por vez 6 toneladas de material para fora do terminal. Esta é uma das quatro etapas da estratégia montada na quarta-feira pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com o comandante, a prioridade é a criação de uma barreira de contêiners como forma de direcionar o vento para que a fumaça não atinja os profissionais que estão tralhando no local, como medida de segurança; lançar água no local para que a temperatura não suba e cause risco de explosão; usar máquinas pesadas mais potentes para a remoção das dez mil toneladas de fertilizantes e a construção de um tanque para depositar a água utilizada no combate ao incêndio, já que é um produto que pode contaminar o solo e a água.

A Prefeitura de São Francisco do Sul decretou Situação de Emergência na quarta-feira, dia 25. A decisão tem como objetivo reforçar as ações de resposta ao desastre e à realização de campanhas de arrecadação de recursos, junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário