SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Fuja do superendividamento com cautela no uso do crédito

Tudo começa com uma pequena dívida. Aos poucos vai se formando uma teia de parcelas, empréstimos e juros

Adquirir a casa própria, o carro novo, ou ´aquele´ celular de última geração é, diversas vezes, um ´sonho de consumo´ distante da realidade financeira de milhares consumidores. Entretanto, as facilidades de financiamento, limites bancários mais abrangentes e o uso indiscriminado do cheque especial e de cartões de crédito estão levando alguns consumidores ao superendividamento e, consequentemente, a uma situação difícil de sair da inadimplência. De acordo com alerta de analistas de crédito, a elevação do endividamento das famílias está relacionada ao descontrole financeiro e se agrava com o aumento da inflação, que ao corroer o poder de compra da população, acaba motivando a busca por novos empréstimos.

Juntamente com o cheque especial, o cartão de crédito tem sido um ´companheiro´ quase que inseparável dos endividados. Trata-se de um ótimo instrumento a facilitar o consumo, mas é preciso ter parcimônia em seu uso FOTO: ALEX COSTA

Prudência necessária

Segundo o economista Alex Araújo, o que preocupa é quando as famílias não são prudentes na hora do planejamento das compras, comprometendo sua renda mais do que seria possível ou recomendável, o endividamento pode ser tornar uma grande bola de neve.

Um dos fatores que têm levado ao superendividamento de muitas famílias é a tentação causada pela facilidade do uso do cartão de crédito. Juntamente com o cheque especial, o cartão de crédito tem sido um ´companheiro´ quase que inseparável dos endividados.

De acordo com Araújo, quando o consumidor não consegue pagar integralmente a fatura do cartão de crédito e deixa um saldo para os meses seguintes, acaba sendo criado um círculo vicioso difícil de se desvencilhar.

"Se o consumidor não consegue pagar a dívida total do cartão, no fim de 12 meses este débito praticamente triplica, agravando ainda mais a dificuldade de pagá-la", comenta.

Tentação

A aquisição de um empréstimo para quitar outro é também um dos motivos pelos quais muitos consumidores endividados não conseguem quitar as dívidas. Segundo Alex, quando a situação chega a esse ponto, o consumidor pode estar chegando a um ´desastre financeiro´.

"Tudo começa com uma pequena dívida. Entretanto, aos poucos vai se formando uma teia de parcelas, empréstimos e juros para cobrir outros. Infelizmente, é dessa forma que os consumidores chegaram ao nível mais alto de endividamento dos últimos anos", comenta.

Consignado
Outro responsável pelo aumento de consumidores superendividados é o empréstimo consignado. "Essa história de crédito extra para quem já tem o salário comprometido ou dinheiro na mão até para quem tem o nome sujo não funciona. Tudo é uma tentação quase impossível resistir, mas que o consumidor deve fugir", aconselha o economista.

Conforme Araújo, quando a situação estiver fora do controle, o primeiro passo é buscar linhas de renegociações específicas dentro da sua atual realidade financeira. Em segundo, o mais prudente é não assumir novas dívidas. Outra regra a ser seguida é o planejamento familiar.

Evite a compra por impulso
Os consumidores, principalmente aqueles impulsivos, devem se controlar na hora de abrir o bolso. Conforme o economista, é preciso acompanhar passo a passo o orçamento familiar e observar para onde o seu dinheiro está sendo canalizado.

Regra básica

"A regra principal para evitar o endividamento excessivo ou superendividamento é não deixar que os compromissos financeiros ultrapassem 30% da renda mensal familiar", orienta o especialista. Outra dica, acrescenta, é fazer uma planilha com o orçamento doméstico mensal para saber quanto poderá gastar.

"Também é aconselhável optar pelo pagamento de menor quantidade de parcelas em um financiamento. Isso pode evitar o desembolso para fazer face a juros altos por um longo período", completa.

Oportunidade para renegociar dívidas
Recuo nas vendas, aumento de 6,77% na inadimplência nos primeiro oito meses de 2013, sobre igual período de 2012 e a proximidade das festas de fim de ano levaram o comércio varejista a rever a política de crédito ao consumidor, como forma de atraí-lo novamente às compras, já nesses meses de B-R-O- BRÓ. A partir de amanhã, até o próximo sábado, dia 14, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza promove o Feirão Limpa Nome - uma estratégia do setor, que visa regularizar a situação de 20 mil consumidores na capital cearense.

Meta do feirão é reabilitar o crédito de, pelo menos, 20 mil consumidores do comércio da Capital cearense FOTO: FRANCISCO VIANA

O objetivo é oferecer a oportunidade, com melhores condições de negociação, para que o consumidor limpe o nome no SPC - Serviço de Proteção ao Crédito, reduza as dívidas e volte às compras, potencializando o desempenho do comércio. "Trata-se de um iniciativa importante porque dá ao consumidor uma oportunidade de limpar seu nome", antecipa o superintendente da CDL de Fortaleza, Antônio Carlos Rodrigues. Segundo ele, 55,37% dos fortalezenses que entraram no SPC em 2013 pertencem ao sexo feminino e 37,14% das dívidas registradas estão acima de R$ 500.

Além do aumento no número de inadimplentes, explica Rodrigues, outra preocupação do setor é com a quantidade de regularizações de crédito, que caiu 5,5% no intervalo de janeiro a agosto último, ante igual período de 2012.

Renegociação

Para tentar amenizar essa situação, um grupo empresas do setor estarão ofertando vantagens aos consumidores para renegociação de dívidas, como dispensa do pagamento de juros, multas, parte do débito e alongamento do prazo. "Cada empresa vai oferecer uma proposta individualizada com o objetivo de facilitar a conversa e proporcionar um bom resultado ao final do acordo", explica a superintendente de Serviços ao Consumidor da Serasa Experian, Maria Zanforlin.

Segundo Rodrigues, o processo de renegociação será simples. "Basta o consumidor portar o documento de identidade com foto e o CPF. Além disso, não é preciso levar nenhum dinheiro ou cheque, tendo em vista que, após a negociação com os credores, um boleto será impresso para pagamento posterior", explica.

Empresas participantes

Para evitar viagem perdida, o superintendente da CDL de Fortaleza, Freitas Cordeiro orienta os consumidores a se informações sobre as empresas e entidades que estarão no Feirão. Entre as empresas já confirmadas no Feirão Limpa Nome estão: Avon, Sapataria Nova, Banco do Nordeste, Banco Panamericano, CDL Fortaleza, Caixa, Casa Pio, C Rolim, Coelce, Casas Bahia, FortBrasil GK Fashion, Hilpro Idiomas, Imperjet, Lojas Esplanadas e Tijuca Alimentos.

Mais informações:

O Feirão Limpa Nome será realizado na Rua Pinto Madeira, 250, no Centro, no horário das 8 às 18 horas, do dia 10 a 14 de setembro



Nenhum comentário:

Postar um comentário