Tudo começa com uma pequena dívida. Aos poucos vai se formando uma teia de parcelas, empréstimos e juros
Adquirir
a casa própria, o carro novo, ou ´aquele´ celular de última geração é,
diversas vezes, um ´sonho de consumo´ distante da realidade financeira
de milhares consumidores. Entretanto, as facilidades de financiamento,
limites bancários mais abrangentes e o uso indiscriminado do cheque
especial e de cartões de crédito estão levando alguns consumidores ao
superendividamento e, consequentemente, a uma situação difícil de sair
da inadimplência. De acordo com alerta de analistas de crédito, a
elevação do endividamento das famílias está relacionada ao descontrole
financeiro e se agrava com o aumento da inflação, que ao corroer o poder
de compra da população, acaba motivando a busca por novos empréstimos.
Juntamente
com o cheque especial, o cartão de crédito tem sido um ´companheiro´
quase que inseparável dos endividados. Trata-se de um ótimo instrumento a
facilitar o consumo, mas é preciso ter parcimônia em seu uso FOTO: ALEX
COSTA
Prudência necessária
Segundo o
economista Alex Araújo, o que preocupa é quando as famílias não são
prudentes na hora do planejamento das compras, comprometendo sua renda
mais do que seria possível ou recomendável, o endividamento pode ser
tornar uma grande bola de neve.
Um dos fatores que têm levado ao
superendividamento de muitas famílias é a tentação causada pela
facilidade do uso do cartão de crédito. Juntamente com o cheque
especial, o cartão de crédito tem sido um ´companheiro´ quase que
inseparável dos endividados.
De acordo com Araújo, quando o
consumidor não consegue pagar integralmente a fatura do cartão de
crédito e deixa um saldo para os meses seguintes, acaba sendo criado um
círculo vicioso difícil de se desvencilhar.
"Se o consumidor não
consegue pagar a dívida total do cartão, no fim de 12 meses este débito
praticamente triplica, agravando ainda mais a dificuldade de pagá-la",
comenta.
Tentação
A aquisição de um
empréstimo para quitar outro é também um dos motivos pelos quais muitos
consumidores endividados não conseguem quitar as dívidas. Segundo Alex,
quando a situação chega a esse ponto, o consumidor pode estar chegando a
um ´desastre financeiro´.
"Tudo começa com uma pequena dívida.
Entretanto, aos poucos vai se formando uma teia de parcelas, empréstimos
e juros para cobrir outros. Infelizmente, é dessa forma que os
consumidores chegaram ao nível mais alto de endividamento dos últimos
anos", comenta.
Consignado
Outro
responsável pelo aumento de consumidores superendividados é o empréstimo
consignado. "Essa história de crédito extra para quem já tem o salário
comprometido ou dinheiro na mão até para quem tem o nome sujo não
funciona. Tudo é uma tentação quase impossível resistir, mas que o
consumidor deve fugir", aconselha o economista.
Conforme Araújo,
quando a situação estiver fora do controle, o primeiro passo é buscar
linhas de renegociações específicas dentro da sua atual realidade
financeira. Em segundo, o mais prudente é não assumir novas dívidas.
Outra regra a ser seguida é o planejamento familiar.
Evite a compra por impulso
Os
consumidores, principalmente aqueles impulsivos, devem se controlar na
hora de abrir o bolso. Conforme o economista, é preciso acompanhar passo
a passo o orçamento familiar e observar para onde o seu dinheiro está
sendo canalizado.
Regra básica
"A regra
principal para evitar o endividamento excessivo ou superendividamento é
não deixar que os compromissos financeiros ultrapassem 30% da renda
mensal familiar", orienta o especialista. Outra dica, acrescenta, é
fazer uma planilha com o orçamento doméstico mensal para saber quanto
poderá gastar.
"Também é aconselhável optar pelo pagamento de
menor quantidade de parcelas em um financiamento. Isso pode evitar o
desembolso para fazer face a juros altos por um longo período",
completa.
Oportunidade para renegociar dívidas
Recuo
nas vendas, aumento de 6,77% na inadimplência nos primeiro oito meses
de 2013, sobre igual período de 2012 e a proximidade das festas de fim
de ano levaram o comércio varejista a rever a política de crédito ao
consumidor, como forma de atraí-lo novamente às compras, já nesses meses
de B-R-O- BRÓ. A partir de amanhã, até o próximo sábado, dia 14, a
Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza promove o Feirão Limpa
Nome - uma estratégia do setor, que visa regularizar a situação de 20
mil consumidores na capital cearense.
Meta do feirão é reabilitar o crédito de, pelo menos, 20 mil consumidores do comércio da Capital cearense FOTO: FRANCISCO VIANA
O
objetivo é oferecer a oportunidade, com melhores condições de
negociação, para que o consumidor limpe o nome no SPC - Serviço de
Proteção ao Crédito, reduza as dívidas e volte às compras,
potencializando o desempenho do comércio. "Trata-se de um iniciativa
importante porque dá ao consumidor uma oportunidade de limpar seu nome",
antecipa o superintendente da CDL de Fortaleza, Antônio Carlos
Rodrigues. Segundo ele, 55,37% dos fortalezenses que entraram no SPC em
2013 pertencem ao sexo feminino e 37,14% das dívidas registradas estão
acima de R$ 500.
Além do aumento no número de inadimplentes,
explica Rodrigues, outra preocupação do setor é com a quantidade de
regularizações de crédito, que caiu 5,5% no intervalo de janeiro a
agosto último, ante igual período de 2012.
Renegociação
Para
tentar amenizar essa situação, um grupo empresas do setor estarão
ofertando vantagens aos consumidores para renegociação de dívidas, como
dispensa do pagamento de juros, multas, parte do débito e alongamento do
prazo. "Cada empresa vai oferecer uma proposta individualizada com o
objetivo de facilitar a conversa e proporcionar um bom resultado ao
final do acordo", explica a superintendente de Serviços ao Consumidor da
Serasa Experian, Maria Zanforlin.
Segundo Rodrigues, o processo
de renegociação será simples. "Basta o consumidor portar o documento de
identidade com foto e o CPF. Além disso, não é preciso levar nenhum
dinheiro ou cheque, tendo em vista que, após a negociação com os
credores, um boleto será impresso para pagamento posterior", explica.
Empresas participantes
Para
evitar viagem perdida, o superintendente da CDL de Fortaleza, Freitas
Cordeiro orienta os consumidores a se informações sobre as empresas e
entidades que estarão no Feirão. Entre as empresas já confirmadas no
Feirão Limpa Nome estão: Avon, Sapataria Nova, Banco do Nordeste, Banco
Panamericano, CDL Fortaleza, Caixa, Casa Pio, C Rolim, Coelce, Casas
Bahia, FortBrasil GK Fashion, Hilpro Idiomas, Imperjet, Lojas Esplanadas
e Tijuca Alimentos.
Mais informações:
O Feirão
Limpa Nome será realizado na Rua Pinto Madeira, 250, no Centro, no
horário das 8 às 18 horas, do dia 10 a 14 de setembro
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