SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

'Fogo está extinto', afirma comandante do Corpo de Bombeiros

Foram quase 60 horas de trabalho das equipes em São Francisco do Sul.
Incêndio químico no depósito começou no final da noite de terça-feira (24).

Cristiano Anunciação Do G1 SC
Incêndio químico foi controlado por volta das 8h de sexta (27) (Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina/Divulgação)Com o céu visível, bombeiro observa centro do galpão onde ocorreu o incêncio químico em empresa de fertilizantes (Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina/Divulgação)
O comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, coronel Marcos de Oliveira, informou que o incêndio químico em São Francisco do Sul, na região Norte do estado, foi controlado por volta das 8h desta sexta-feira (27). "Missão Cumprida. O fogo está extinto", disse, após quase 60 horas do início do incidente. No entanto, os bombeiros ainda trabalham no controle da fumaça resultante do processo de resfriamento do local.
"Não há mais risco. O que estamos fazendo agora é encharcar o material com jatos de água. A pouca fumaça que sai é vapor d'água por causa da alta temperatura do material. Após esse processo, vamos trabalhar na remoção dos resíduos, que deve durar mais alguns dias", explicou Oliveira. A previsão era de que as chamas fossem controladas até as 12h desta sexta (27).
Ainda de acordo com o comandante, o uso de uma câmera térmica estava tornando o trabalho mais eficiente. Ele explicou que o equipamento permitiu identificar com precisão os focos de calor no interior do galpão onde está depositada a carga de 10 mil toneladas de fertilizantes. Segundo um levantamento preliminar, o volume de água utilizado ultrapassou a marca de um milhão de litros.
Galpão atingido por incêndio químico após controle do fogo pelos bombeiros na manhã desta sexta (27) (Foto: Lisandra Oliveira/RBS TV)Galpão atingido por incêndio químico após controle
do fogo pelos bombeiros na manhã desta sexta
(Foto: Lisandra Oliveira/RBS TV)
O incêndio químico no depósito de fertilizantes começou no final da noite de terça (24). Pelo menos 157 pessoas foram hospitalizadas após inalarem a fumaça. Um bombeiro que deu entrada no Hospital Regional de Joinville na tarde de quarta (25) continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave. Segundo o Hospital, até as 8h desta sexta (27), David Marcelino, de 59 anos, ainda respirava com ajuda de aparelhos.
Bairros evacuados
A Prefeitura de São Francisco do Sul informou na tarde de quinta (26) que pelo menos 20% da população de 47,5 mil habitantes deixou a cidade após o início do incêndio. Este número deve ter aumentado consideravelmente até o início da manhã desta sexta (27), conforme informações da assessoria do governo municipal. Isto porque entre a tarde e a noite de quinta (26), o vento passou a oscilar bastante e atingiu pelo menos 13 bairros.
Vento
Incêndio durou quase 60 horas em São Francisco do Sul (Foto: Emanuel Soares/CBN)Incêndio durou quase 60 horas em São Francisco
do Sul (Foto: Emanuel Soares/CBN)
De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, o ciclone que mantinha a força do vento nos últimos dias e ditava a direção predominante já está afastado do continente. "O vento acalmou e a fumaça pouco se afastou da cidade fazendo com que muitos bairros tivessem problemas. Nesta sexta (27), o vento é calmo e, por isso, a fumaça, que já é pouca, não deverá sair muito da região", afirmou.
A direção do vento é no sentido sudeste/leste e ao longo do dia pode levar esta fumaça para dentro do continente em direção ao Norte do estado, como Joinville, Garuva, Campo Alegre e algumas cidades do Paraná. "O vento calmo não deverá levar esta fumaça para muito longe de São Francisco do Sul", acrescentou o meteorologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário