Foram quase 60 horas de trabalho das equipes em São Francisco do Sul.
Incêndio químico no depósito começou no final da noite de terça-feira (24).

"Não há mais risco. O que estamos fazendo agora é encharcar o material com jatos de água. A pouca fumaça que sai é vapor d'água por causa da alta temperatura do material. Após esse processo, vamos trabalhar na remoção dos resíduos, que deve durar mais alguns dias", explicou Oliveira. A previsão era de que as chamas fossem controladas até as 12h desta sexta (27).
Ainda de acordo com o comandante, o uso de uma câmera térmica estava tornando o trabalho mais eficiente. Ele explicou que o equipamento permitiu identificar com precisão os focos de calor no interior do galpão onde está depositada a carga de 10 mil toneladas de fertilizantes. Segundo um levantamento preliminar, o volume de água utilizado ultrapassou a marca de um milhão de litros.

do fogo pelos bombeiros na manhã desta sexta
(Foto: Lisandra Oliveira/RBS TV)
Bairros evacuados
A Prefeitura de São Francisco do Sul informou na tarde de quinta (26) que pelo menos 20% da população de 47,5 mil habitantes deixou a cidade após o início do incêndio. Este número deve ter aumentado consideravelmente até o início da manhã desta sexta (27), conforme informações da assessoria do governo municipal. Isto porque entre a tarde e a noite de quinta (26), o vento passou a oscilar bastante e atingiu pelo menos 13 bairros.
Vento
De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, o ciclone que mantinha a força do vento nos últimos dias e ditava a direção predominante já está afastado do continente. "O vento acalmou e a fumaça pouco se afastou da cidade fazendo com que muitos bairros tivessem problemas. Nesta sexta (27), o vento é calmo e, por isso, a fumaça, que já é pouca, não deverá sair muito da região", afirmou.
A direção do vento é no sentido sudeste/leste e ao longo do dia pode levar esta fumaça para dentro do continente em direção ao Norte do estado, como Joinville, Garuva, Campo Alegre e algumas cidades do Paraná. "O vento calmo não deverá levar esta fumaça para muito longe de São Francisco do Sul", acrescentou o meteorologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário