SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Cursos online ganham espaço

Em busca de praticidade, cresce procura por aulas na Internet. Economia chega a 30%

Stephanie Tondo
Rio - Com tempo para estudar cada vez mais escasso e em busca de alternativas de preparação mais baratas, a procura dos candidatos por cursos online tem aumentado. A modalidade pode sair 30% mais em conta do que estudar em curso preparatório tradicional. Só que exige mais disciplina e organização por parte dos estudantes.

Diretor do Concurso Virtual, Marcelo Marques afirma que todo ano dobra o número de alunos que estudam no site. “A busca tem crescido em função do benefício da escolha do horário que mais se adapta ao ritmo do aluno. Na internet todos passam a ter acesso a bons professores”, explica.
Marcelo Marques, do Concurso Virtual, grava aula que será ministrada pelo site. “A procura pelos cursos online aumenta a cada ano”, afirma
Foto:  Divulgação
Segundo Juarez Lopes, diretor do Instituto de Otimização da Mente, o custo mais baixo com cursos online também é um fator que atrai mais alunos.
É o caso da administradora Tayana Lenzi de Oliveira, 25 anos, que optou por ter aulas pela internet. “Em um curso presencial, eu teria despesas extras, com transporte e alimentação. Além disso, as aulas online ajudam na otimização do tempo”, avalia.
Segundo Marcelo Marques, os gastos com cursos virtuais são até 30% menores. “A metodologia online não deixa nada a desejar se comparada à tradicional. Pelo contrário: o conteúdo é mais denso e o aluno pode pausar a aula, voltar e repetir, se quiser”, afirma.
A professora Claudia Portocarrero alerta para o perfil dos candidatos. “O ensino online acaba não sendo bem aproveitado pelos indisciplinados, que não têm autonomia e se dispersam facilmente”, diz.
Vídeos não substituem os estudos
Para Claudia Barros Portocarrero, tanto no ensino online quanto no presencial, o estudo complementar é imprescindível. “Aulas são orientações, que devem ser aprofundadas com o estudo e a leitura”, diz.
Além disso, fazer exercícios é fundamental para revisar o conteúdo. “O aprendizado que se adquire nos cursos são mais teóricos do que práticos”, explica o especialista Juarez Lopes.
Já Marcelo Marques alerta: “O aluno deve buscar materiais de apoio, apostilas e livros que complementem os estudos e sirvam como fonte de consulta. Por fim, a resolução de simulados e provas anteriores é muito importante no processo de preparação para concursos”.
A administradora Tayana Lenzi de Oliveira optou pelos cursos online em função dos preços e praticidade
Foto:  Divulgação
Conheça os sites
CONCURSO VIRTUAL

Oferece pacotes de videoaulas específicos para cada concurso, além de serviços gratuitos, como aulões, simulados e materiais.
QUESTÕES DE CONCURSOS
Neste site, os candidatos têm acesso a provas de concursos anteriores grátis.

PCI CONCURSOS
O portal oferece gratuitamente aulas online de diversas disciplinas, além de simulados e questões.
CURSO IOM
O Instituto de Otimização da Mente também oferece cursos online de leitura dinâmica e memorização.
IOB CONCURSOS

Além de simulados, candidatos encontram no site palestras gratuitas sobre concursos específicos.
ACADEMIA DO CONCURSO
O site do curso oferece simulados gratuitos, além de módulos de cursos online e download de materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário