Com assistentes digitais cada vez mais
completos, celulares e tablets diagnosticam e solucionam problemas que o
usuário nem sabe que tem
Juliana Tiraboschi
Os mais modernos celulares sabem muito sobre seus donos. Com seu GPS,
eles conhecem o caminho feito diariamente e, abastecidos de informações
em tempo real, constatam um congestionamento quilômetros adiante e
sugerem rotas alternativas. Graças às pesquisas feitas pelo usuário, um
smartphone desses sabe qual é o vinho predileto e avisa quando há uma
promoção. Esses são apenas dois exemplos do que os assistentes pessoais
digitais – embutidos em celulares e tablets – podem fazer. Os gigantes
da tecnologia apostam que o futuro do negócio passa por aí. E nenhum
deles quer ficar de fora.
A Amazon entrou na corrida com o seu novo tablet e leitor
eletrônico, o Kindle Fire HDX, que chegou às lojas americanas na
sexta-feira 18. O aparelho traz um serviço de assistência ao usuário
provido por um batalhão de gente de carne e osso, o Mayday. Essas
pessoas estarão à disposição para tirar dúvidas a respeito do
funcionamento do aparelho 24 horas por dia, sete dias por semana.
“Destaco a facilidade de acesso, que é feita por um botão no tablet”,
diz Almir Meira Alves, professor da Faculdade de Informática e
Administração Paulista (Fiap).
A Microsoft também se prepara para lançar seu assistente pessoal para
celular em 2014, batizado de Cortana, nome de um personagem de série de
games Halo. A expectativa é alta, já que o CEO da companhia, Steve
Ballmer, declarou que não iria lançar nada até que a empresa produzisse
uma ferramenta melhor do que as dos concorrentes: o Siri, da Apple, e o
Google Now. Enquanto isso, essas empresas tentam melhorar seus
assistentes para não ficarem para trás. “Queremos responder melhor a
qualquer pergunta, no formato de uma conversa mais semelhante à humana, e
antecipar o que o usuário precisa saber”, diz Hugo Santana, engenheiro
de software sênior do Google. Nesse mercado, responder já não é mais
suficiente. É preciso antever.
Ilustração: Fernando Brum
fotos: Sarah Tew/CBS Interactive; divulgação
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