SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Frequentadores temem pela segurança na Praia do Futuro-Ce

No sábado à tarde, uma jovem foi assaltada e esfaqueada por três garotas ao deixar a praia em direção ao carro

Andar por Fortaleza tem sido cada vez mais desafiante e preocupante para boa parte da população, em se tratando do quesito segurança. São registros de roubos a mão armada, sequestros relâmpagos e até assassinatos, o que tem deixado os cidadãos cada vez mais apreensivos. Na Praia do Futuro, por exemplo, um dos points mais visitados da Capital, essa violência urbana vem assustando moradores e frequentadores do local.

Mesmo com relatos de assaltos constantes, o local segue com grande visitação, especialmente aos domingos. Contudo, há aqueles que por medo, deixam de visitar à praia com frequência ou abdicam totalmente de estar lá Foto: Bruno Gomes

A última ocorrência por pouco não virou tragédia. No início da tarde do último sábado (5), uma jovem que deixava uma confraternização em uma das barracas foi assaltada por três garotas e esfaqueada nas costas duas vezes. O caso aconteceu no momento em que a vítima se aproximava de seu veículo. A médica Larissa Costa Amorim, 23, foi socorrida por amigas e encaminhada ao Hospital Regional da Unimed (HRU), onde passou por uma cirurgia.

De acordo com o pai, o também médico Tibério Amorim, o estado de saúde dela é estável e sem risco de morte. No entanto, o reparo mais demorado, desabafa ele, será no psicológico da família. "No aspecto físico ela se recupera de uma forma bastante rápida e positiva, já no psicológico essa recuperação promete ser bastante longa para todos nós, em virtude de como ocorreu o ataque", ressalta.

O médico afirma que essa já é a quarta vez que a filha sofre assalto, e a primeira onde ela sai ferida. Sobre policiamento, ele comenta que, conforme relato da filha, não havia no momento da agressão. "Ali se trata de um ponto turístico, que supostamente seria mais guardado, mais observado, imagina em locais menos favorecidos", acrescenta.

Ainda segundo ele, o sentimento de insegurança é total, o que gera uma revolta em virtude de se considerar cumpridor de seus deveres de cidadão que paga seus tributos em dia. "Estamos aqui em um salve-se quem puder. O Estado é ausente na proteção dos cidadãos e exatamente aqueles que o sustentam. O nosso sentimento vai muito além da indignação, ele é um misto de revolta que toma conta do pensamento da gente", diz.

Movimentação

Mesmo com relatos de assaltos na Praia do Futuro constantes, o local segue com grande visitação. Com um sol convidativo, o movimento foi intenso na manhã de ontem. No entanto, há aqueles que deixaram de ir ao local com frequência ou abdicaram totalmente do lugar. Muitas barracas de praia investem em segurança particular, mas ainda sim, não é suficiente para deixar muita gente mais tranquila.

A garçonete Adriana Silva, 26, afirma que há tempos deixou de frequentar a Praia do Futuro, e só o faz quando precisa acompanhar uma pessoa que não conhece o lugar. "Trabalhava por aqui há três anos e a realidade era diferente. Aumentaram os bandidos e policiamento a gente não vê", reclama.

Com receio, o taxista Sales Neto, 48, diz não trabalhar muito pela área, e, especialmente no turno da noite, evita pegar pessoas na rua. "Só atendo chamados em hotéis. Essa insegurança está hoje em todo o lugar da Cidade. As pessoas andam apavoradas, com medo de andar até na própria rua de casa. Policial tem e acredito que a falta de punição seja o grande problema. A Polícia prende e no outro dia o bandido está solto para cometer novos crimes. Absurdo".

A autônoma Isabel Cristina de Carvalho, 32, lembra muito bem o último dia em que esteve na Praia do Futuro, em outubro de 2011, quando foi assaltada por três bandidos ao descer do transporte alternativo, na Avenida Dioguinho. Desde então, não frequenta mais o local. "Não tenho mais vontade de ir, o que importa é a minha segurança.

De acordo com o Coronel Fernando Albano, Relações Públicas da Polícia Militar do Ceará, a extensão da Praia do Futuro é coberta pelo Batalhão de Policiamento Turístico, reforçado com as viaturas do Ronda do Quarteirão e do 8º Batalhão de Polícia Militar. O policiamento é reforçado nos períodos de alta estação. Disse, ainda, que já existe um planejamento estratégico operacional para intensificar o policiamento naquela área.

RENATO BEZERRAREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário