SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Atrasos atingem 18% dos voos domésticos programados em todo o país

A Infraero (estatal que administra os aeroportos do país) registrou da 0h até as 13h desta terça-feira atrasos em 18% dos 1.127 voos domésticos programados em todo o país. Em números, a estatal apontava 203 voos atrasados e 47 (4,1%) cancelados.A companhia aérea Gol ainda era a empresa que acumulava o maior número de atrasos, com 145 registros dos voos atrasados. O número corresponde a 36,4% do total de voos programados pela empresa. Outros atrasos foram registrados ainda na Webjet, com 9 (15,8%) de seus voos atrasados; a Ancianca, com 7 (14,9%); a Azul, com 4 (6%) de atrasos; e a TAM (18 ou 4,7%).
Ontem, a Gol já tinha sido responsável por 34% dos atrasos de todos os voos programados no Brasil. Dos 818 voos domésticos da companhia, 430 (52,6%) atrasaram, enquanto para as viagens internacionais houve demora em 45% (17) dos voos. A empresa também cancelou 102 voos.
De acordo com a Infraero, o problema com a Gol foi provocado pela "implantação de um novo sistema de escalas, o que ocasionou a falta de tripulantes". A Gol disse ainda que o problema foi agravado pelo tráfego aéreo intenso.
MUDANÇA
O Sindicato Nacional dos Aeronautas afirmou nesta terça-feira que quer que todas as companhias aéreas brasileiras adotem o novo sistema de escalas de tripulantes já implantado pela Gol. Segundo o presidente do sindicato, Gelson Fochesato, o novo sistema deve amenizar o problema de funcionários com horas de voo acima do previsto por lei.
"O sindicato tem denunciado o problema de excesso de horas trabalhadas pelos funcionários. Nós fizemos reuniões com as companhias, mas apenas a Gol aceitou se reorganizar. Agora o sindicato vai pressionar outras empresas também", acrescentou Fochesato.
Apesar disso, o presidente do sindicato afirmou que não são esperados novos problemas semelhantes ao de ontem na Gol. "Acreditamos que foi um problema pontual", afirmou Fochesato. A Gol disse ainda ontem que o problema foi agravado pelo tráfego aéreo intenso. RECLAMAÇÃO
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que investiga 520 denúncias trabalhistas contra a Gol, a maioria por carga horária e problemas com escalas de voo. O documento foi entregue no dia 15 de julho.
De acordo com o órgão, uma eventual punição a Gol dependeria do volume de irregularidades. A empresa poderia ter o seu Certificado de Homologação de Empresa de Transporte (Cheta) suspenso temporariamente, o que a impediria de operar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário