SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sábado, 21 de agosto de 2010

Terra de campeões de Barretos reivindica título de "berço" do rodeio

Incrustada numa região que, no passado, apresentou forte atividade pecuária, a pequena Paulo de Faria (537 km de São Paulo) se autointitula 'berço' do rodeio em touros no país. Pelo menos é o que afirmam ex-peões campeões da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (423 km de São Paulo) e aspirantes à carreira de peão de rodeio da cidade.
Das 29 disputas em touro na festa barretense, existentes desde 1979, peões do município de 9.463 habitantes faturaram seis títulos, transformando Paulo de Faria na localidade com o maior número de campeões, muito à frente de Araçatuba (527 km de São Paulo), a segunda, com dois títulos.
E o fato de forjar campeões não ocorre somente devido à tradição histórica da cidade, mas também ao fato de haver quatro arenas para treinamentos de futuros peões que, neste ano, colocará nove adolescentes no rodeio júnior de Barretos.
Esses jovens treinam diariamente, de graça, principalmente na arena da chácara de quatro alqueires de Vilmar Felipe da Silva, bicampeão de Barretos e atual juiz de montarias. Para isso, chegam a caminhar até três quilômetros rumo à zona rural.
'O rodeio em touros nasceu aqui. Temos bastante tradição e a boiada do Tião Procópio [ex-peão, campeão em Barretos e atual juiz de rodeios], que a gente usava, era muito grande, ele foi um precursor', disse Vilmar.
O coro é entoado também por Salustiano Procópio Ribeiro, outro bicampeão em Barretos (1981 e 86) e primo de Tião. 'A cidade sempre teve tradição pecuária e os vaqueiros pegavam os bois à unha. O uso de corda americana no rodeio teve início aqui, na lida com o gado, nas fazendas', disse.
O município, de acordo com o Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), foi fundado a partir de um povoado chamado de Arraial dos Patos, formado com terras doadas em 1911, no município de Barretos.
A ligação com a capital do rodeio, portanto, ainda existe, mas já foi maior que a de hoje, segundo o ex-presidente de Os Independentes e principal comentarista de rodeio no país, Emílio Carlos dos Santos, o Cacá.
'A cidade tinha um rebanho muito grande e o seu rodeio é um dos mais velhos do país. O fato de o Tião Procópio ter ido para os EUA montar e de ele ser um dos precursores do rodeio no país, ajudou muito. A construção de estádios de rodeios também fez com que a região crescesse. Por isso tem vários campeões', disse.
Se for levado em consideração o total de títulos conquistados por peões de outras localidades da macrorregião de Rio Preto, o total sobe para 12 --há campeões de Riolândia, Potirendaba, Guzolândia, São João das Duas Pontes, Poloni e São José do Rio Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário