SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Cinco cidades pedem estado de emergência -Carro Pipa-Exército

Trinta e nove municípios paraibanos estão em situação de emergência em razão da estiagem e mais cinco acionaram a Defesa Civil do Estado e poderão aumentar essa lista em breve. O problema está se alastrando e ficando preocupante. Metade dos municípios paraibanos - zonha rural - está sendo abastecida por carros-pipa. São 112 municípios recebendo água potável com a ajuda do Exército. Em alguns, os moradores da zona urbana também estão recebendo a ajuda. Estão sendo providenciadas ainda cisternas e adutoras.
O gerente executivo da Defesa Civil, Sinval Pinheiro Borges, afirmou que a maioria das cidades atingidas pela falta de chuvas está na região do Sertão, especialmente na zona rural. Em Barra de Santana, por exemplo, são mais de sete mil moradores que padecem sem água, sem chuva e sem condições de trabalhar no campo; em Nova Olinda, são mais de três mil; em Taperoá, o número de pessoas que sofrem com a escassez de chuvas é superior a seis mil.
Apesar de não ter informado o total da população atingida pela seca na Paraíba, ele ressaltou que os prejuízos na agricultura ultrapassam 50% da produção. As maiores perdas no Sertão foram nas lavouras de feijão, milho, arroz; o problema refletiu ainda na cultura de inhame e abacaxi próximo ao litoral, em cidades como Sapé, Rio Tinto até o distrito de Conde. Sem condições de colher, os agricultores que sobrevivem do que plantam estão sendo beneficiados com o seguro garantia-safra, através da Secretaria de Agricultura.
Além das cidades do Sertão, a exemplo de Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, Carrapateira, Igaraci, Nova Olinda, Santarém, Uiraúna, Santa Cruz, Santa Helena, municípios do Agreste do estado, como Damião e Mulungu, e parte da Borborema também estão sofrendo com a seca. Sinval Pinheiro Borges esclareceu que não é necessário que um município decrete situação de emergência para contar com o abastecimento por carro-pipa. Se houver necessidade, basta que a prefeitura envie o pedido à Defesa Civil. "Quase todos os diasestão chegando solicitações. Por isso, fica até difícil falar em número de pessoas atingidas pela seca", ressaltou.
E a situação não promete melhorar em pouco tempo. Na região do Sertão, o período chuvoso deve demorar a chegar. "Por isso, a tendência é que o número de municípios abastecidos por carros-pipa aumente", disse o gerente executivo da Defesa Civil. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa-PB), existe a possibilidade de chuvas fracas e isoladas no Sertão, Cariri e Curimataú. No entanto, como neste momento os municípios inseridos nestas regiões passam pelo período de escassez de chuvas, as condições para a agricultura não devem melhorar em curto espaço de tempo e, em consequência, o homem do campo não poderá comemorar nenhuma melhora da situação. O período chuvoso nas áreas afetadas só deve começar em fevereiro de 2011 seguindo até maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário