Sobral. Termina, hoje, com uma retreta, às 18 horas, na Praça do Centenário, em Acaraú, na Zona Norte, a Operação jangada, um treinamento do Exército que envolveu 700 militares dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, sob o comando da 10ª Região Militar (RM), com sede em Fortaleza; 150 veículos; e dois helicópteros "Pantera" do 2º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEX) de Taubaté (SP). No âmbito da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), foram desenvolvidas atividades em Acaraú, Cruz, Bela Cruz, Itarema e Marco.
Paralelamente, foi realizada a Operação Ação Cívico-Social (Aciso), que consiste na promoção de ações cívicas e sociais com expedição de documentos, atendimento médico/odontológico, distribuição de medicamentos, palestras, corte de cabelo, manicure e pedicure.
A GLO, previsto na Constituição Federal, trata-se de um exercício de adestramento de tropas dentro de uma situação fora de controle. O apoio logístico da movimentação militar foi instalado no espaço onde está sendo construída a Vila Olímpica, no Município de Cruz, onde permaneceram cerca de 250 homens.
Durante cinco dias, estradas, repartições públicas e pontos estratégicos da região foram ocupados com ações simuladas dos exercícios militares. Na zona rural e nas cidades incluídas nas manobras, foram obstruídas estradas, interditadas áreas, desocupadas propriedades, defesa de instalações vitais, cumprimento de mandado de busca e apreensão e simulação de assaltos. A operação foi concluída com a realização de uma eleição simulada, em Acaraú, com o objetivo de treinar a tropa no caso de garantir a ordem e a segurança. "Neste momento, estamos vivendo um clima em que a cidade está sem polícia. A Polícia Militar foi chamada para uma outra missão. Então houve a necessidade de convocar o Exército para uma missão especial", disse o coronel Felipe Ribeiro, chefe de Comunicação Social da 10ª RM.
Todos os treinamentos simulados foram feitos com militares que, em determinadas ações, faziam o papel de civis. Até mulheres participaram dos exercícios.
Segundo o coronel Felipe, a operação recebeu o nome de Jangada em homenagem ao meio de transporte marítimo mais utilizado pela comunidade de pescadores da região, o mesmo ocorrendo com o Batalhão "Verdes Mares", numa alusão aos verdes mares do litoral cearense. "Em cada tenda montada colocamos um profissional do próprio Exército Brasileiro, utilizando, especialmente, as mulheres", contou. A Aciso, segundo o Boletim do Exército, é uma das formas pela qual a instituição militar presta assistência às comunidades carentes.
Para o prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles dos Santos, esta operação veio complementar o trabalho social desenvolvido pela Prefeitura. O prefeito garantiu todo apoio necessário ao trabalho, disponibilizando o ônibus da cidadania, que presta serviço a comunidade. A operação, segundo ele, teve o objetivo de prestar apoio comunitário às populações, promovendo a cidadania.
Minha lista de blogs
PÁTRIA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário