SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Venezuela adquire canhões antiaéreos russos

O Exército da Venezuela adquiriu canhões russos ZU-23-2 de 23 mm para dotar um grupo de artilharia de defesa antiaérea e unidades menores de bateria antiaérea de seu componente terreste. As baterias, de caráter misto (utilizam canhões e mísseis), também utilizam os mísseis russos portáteis Igla S.
O canhão Zu-23-2/2A13, mais conhecido como ZU-23-2, é uma arma de defesa antiaérea de dois tubos de curto alcance e pode ser instalada em plataformas móveis, como caminhões ou veículos blindados. A arma emprega munição de 23 mm de diversos tipos e possui alcance útil de 2,5 km. Apesar de ser desenvolvido nos anos de 1950, ainda está em serviço em inúmeros países.
A Venezuela vem, no últimos anos, fortalecendo de maneira significativa sua capacidade de defesa antiaérea. Além dos canhões e lança mísseis já citados, estão sendo adquiridos sistemas móveis de maior poder e alcance, como o S-300VM "Antey-2500", 9K37M2 "Buk-M2" e S-125 "Pechora". Para elevar a capacidade de vigilância e coordenação de ações de defesa do espaço aéreo, foram comprados radares de fabricação chinesa JYL-1 3D e um centro de Comando e Controle fornecido pela Bielo-Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário