SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Após anúncio de pandemia, Brasil confirma 52 casos de gripe suína

Após a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciar que a gripe suína atingiu o nível de pandemia (epidemia generalizada), o Ministério da Saúde informou na tarde desta quinta-feira que o Brasil tem 52 casos confirmados da doença. Ontem eram 43 registros.
Segundo o ministério, 8 dos 9 novos casos confirmados foram infectados pelo vírus A (H1N1) no exterior. Apenas um caso registrado no Tocantins teve confirmação de infecção autóctone --por contato direto com pessoa que já havia diagnosticada com a doença e que também a contraiu fora do país. Todos passam bem.Ao todo, 55 casos são considerados suspeitos. Eles estão nos Estados de São Paulo (17), Minas Gerais (13), Santa Catarina (10), Rio de Janeiro (5), Rondônia (2), Rio Grande do Norte (2), Bahia (2), Paraná (1) e Pernambuco (1). O Distrito Federal tem 2 casos suspeitos. Outros 446 casos foram descartados.
Todas as pessoas que tiveram contato com os infectados estão sendo monitorados, informou o Ministério da Saúde.
Pandemia
Nesta quinta-feira, a OMS informou nesta aos países-membros a existência de uma pandemia (epidemia generalizada) de gripe suína --como é conhecida a gripe A (H1N1). O motivo foi a abrangência da doença, que já atingiu diversas regiões do mundo, e não a periculosidade do vírus.
A decisão de passar do nível 5 para o atual nível 6, o máximo na escala de alerta de pandemias, foi tomada depois que o número de casos aumentou nos Estados Unidos, na Europa, na América do Sul e em outras regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário