SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Caso de menina com nova gripe no RS é o mais grave do país, diz infectologista

O caso da jovem de 14 anos que contraiu a nova gripe em uma viagem para a Argentina e que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, é considerado o mais grave do país. A informação é do médico infecctologista Fábio Lopes Pedro, responsável por cuidar do caso.Segundo ele, não há referências no Brasil de um caso parecido com o da menina. "O detalhe é que o quadro dela não evoluiu do vírus influenza para uma inflamação bacteriana, para complicações secundárias típicas. Ela evoluiu direto para lesões graves nos músculos, coração, fígado e pulmão", disse Lopes. infecctologista afirmou que esse tipo de evolução da gripe é raro entre os casos registrados no país. "O caso dela é diferenciado e a recuperação dela deve durar até quatro semanas na UTI", disse Lopes.
Ainda de acordo com o médico, a adolescente está sedada e em isolamento na UTI do hospital desde sábado (20), quando chegou para se tratar. Segundo Lopes, o quadro clínico dela indica pneumonia viral primária, com significativa gravidade. "Apesar disso, ela está melhor do que quando chegou."
A paciente é moradora de São Gabriel (RS), cidade que está em situação de emergência desde segunda-feira (22). Aulas e eventos estão proibidos no município e nem missa pode ser rezada.
Investigação
O Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Universitário de Santa Maria aguarda resultados de outros nove casos de suspeita da nova gripe. "Sete deles são de Santa Maria e outros dois de Jaguari (RS). Todos eles estão estáveis e foram para suas casas", disse Lopes.
Situação de emergência Em São Gabriel, a cerca de 300 quilômetros da fronteira com a Argentina, os moradores estão evitando lugares públicos. Nos bancos, por exemplo, o movimento caiu. E quem tem que atender os clientes trabalha de máscara. Tem sido assim em supermercados, lojas, postos de gasolina e restaurantes. Uma adolescente que esteve na Argentina contraiu a gripe e está internada em estado grave, em Santa Maria. O médico que fez o diagnóstico diz que o caso dela não é comum. “Sabemos que a gripe A é menos letal que uma influenza normal. No caso dessa menina provavelmente ela acabou tendo uma diminuição da imunidade e uma bactéria levou a um quadro de pneumonia. É uma situação extrema, mas um caso isolado. Não é assim que se comporta essa gripe”, diz Nilson Pereira, pneumologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário