SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sábado, 27 de junho de 2009

Governo do RS descarta 1ª morte por gripe suína no Brasil

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul informou neste sábado que não há evidências de que a morte de um americano em Montenegro (RS) foi causada pelo vírus da Influenza A (H1N1), de acordo com exames preliminares. O quadro clínico e a coleta de material indicaram que a morte foi provocada por um problema bacteriano, segundo o órgão estadual. "Esta pessoa veio dos Estados Unidos, esteve por dois dias em Curitiba, veio para Porto Alegre onde ficou por mais dois dias, começou a sentir dor de cabeça e febre baixa e ele se automedicou. O quadro agravou-se quando foi para a Montenegro, a serviço", afirmou o secretário de Saúde, Osmar Terra.
Internado em um hospital local, a febre aumentou, junto a diarréia - comum nos casos de gripe - e seu quadro evoluiu rapidamente para o coma. "Foram feitos todos os exames necessários, como aspiração naso-faringeo e tecido dos pulmões. Tudo indica um problema bacteriano e não viral, o que descartaria a Influenza A (H1N1)".
Os exames definitivos devem ficar prontos neste domingo. O Ministério da Saúde confirmou neste sábado 69 novos casos de infecção pelo vírus da gripe suína, o que elevou o total de casos no País a 591. ARGENTINA-As autoridades de saúde da Argentina confirmaram hoje que podem declarar "emergência sanitária" em todo o país na semana que vem por causa do avanço da gripe suína, que até agora já causou 26 mortos e contaminou 1.587 pessoas."A emergência não significa que fecharemos tudo. É uma referência para disponibilizar a compra de remédios de forma direta ou para mobilizar pessoal", declarou o ministro da Saúde da província de Buenos Aires, Claudio Zin, onde há o maior número de doentes e vítimas fatais.Zin insistiu que, com esta medida de alerta, pedida há vários dias por organizações de médicos, "há um marco de referência para tomar decisões rápidas" para combater a doença. "Não significa que devemos fechar escolas, shopping centers ou suspender viagens de metrô", ressaltou.Desta forma, o ministro confirmou informações de porta-vozes do "comitê de crise" contra a gripe criado pelo Governo argentino, segundo as quais se estuda declarar a emergência nacional na próxima semana, depois das eleições legislativas deste domingo.Organizações de saúde já afirmaram que o número de pessoas infectadas pela doença na Argentina "é substancialmente maior" do que o oficial e que os hospitais estão "à beira do colapso". Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário