SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Argentina está em alerta após aumento de casos da nova gripe

As autoridades de saúde da Argentina estão em alerta por causa do aumento no número de casos da nova gripe (H1N1) no país. O Ministério da Saúde da Argentina confirmou 1.118 casos da doença. O país registra ainda o maior número de mortes provocadas pela doença na América do Sul - sete, até o momento. Até ontem, a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmava 918 casos no país. De acordo com o último boletim divulgado pelo governo argentino, 1.092 amostras de pacientes sob suspeita estão sendo analisadas em laboratórios. De acordo com o site do jornal La Nación, o ministério da saúde disponibilizou postos móveis de atendimento para tentar suprir a demanda por atendimentos. Esses consultórios facilitarão "a detectação, consulta, prevenção e atendimento de pessoas que requerem assistência de todo tipo de processos virais", segundo o comunicado divulgado pelo órgão. Segundo o jornal Clarín, os casos confirmados da gripe na Grande Buenos Aires subiram para 330, com seis mortes. Os demais pacientes são de Córdoba, Chaco, Chubut, La Pampa, Misiones, Neuquén, Salta, San Juan, San Luis, Santa Cruz, Santa Fe, Tierra del Fuego e Tucumán.No rastro da gripe A, o medo se espalha pelo sul dos Andes. Argentina e Chile, separados pela cordilheira, foram unidos pelo transtorno que o minúsculo vírus provoca na rotina dos países que acomete.
A Argentina, onde cinco das sete mortes ocorreram entre quarta e sexta-feira da semana passada, mesmo período em que brotaram quase 300 novos casos no país, chegou a registrar um aumento no número de ataques de pânico, crises de ansiedade e fobias generalizadas em centros de saúde mental. Parte da população já evita lugares fechados como metrôs e cinemas para reduzir a chance de contágio.
– Estava resfriada e já acreditava que tinha a gripe A. Saía o menos possível, me abrigava demais, tinha muito medo – contou, em entrevista ao jornal argentino La Nación, uma mulher de 25 anos que chegou a procurar um psicólogo para espantar o temor que se revelou infundado.
Máscaras já podem ser vistas entre a população, em uma cena que se tornou comum no início da epidemia no México. Curiosamente, a Argentina foi um dos países que tomaram uma das medidas mais radicais nesse período, chegando a suspender voos entre os dois países. Acredita-se que o Chile tenha servido de ponte para o alastramento do vírus da nova gripe.
A temperatura baixa também pode ajudar a explicar o terreno favorável encontrado pela doença no sul do continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário