SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

domingo, 7 de junho de 2009

Corpos são prioridade nas buscas

A Marinha e a Aeronáutica disseram, em nota, que o resgate de destroços do avião está em segundo plano. Os dois corpos encontrados neste sábado chegam na manhã de domingo em Fernando de Noronha.A Aeronáutica e a Marinha comunicaram neste domingo (7) que mais três corpos de passageiros do voo 447 da Air France foram localizados e resgatados pela corveta Cabloco durante as buscas realizadas nesta madrugada. No sábado (6), dois corpos de passageiros do Airbus, os primeiro a serem encontrados, haviam sido resgatados pela mesma embarcação.A previsão é de que os cinco corpos resgatados cheguem a Fernando de Noronha na manhã deste domingo (6). Do arquipélago eles serão levados a Recife, onde será feita a identificação.
No sábado (6), a Aeronáutica comunicou que a prioridade das buscas voltou a ser o resgate dos corpos, e não mais a coleta de restos da aeronave da Air France que desapareceu na noite de domindo (31). Na quarta-feira (4) o brigadeiro Ramon Borges Cardoso, diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, afirmara que encontrar vítimas não seria mais o principal objetivo, mas isso mudou depois que os primeiros corpos foram resgatados. Segundo comunicado da Força Aérea, outros corpos além dos cinco já resgatados estão sendo avistados pelos navios e deverão ser recolhidos nas próximas horas.
A partir deste domingo as buscas passam a contar também com a fragata francesa Ventuse, além das outras cinco embarcações brasileiras que já se encontram na região, a corveta Caboclo, as fragatas Constituição e Bosísio, o navio-patrulha Grajaú e o navio-tanque Gastão Motta. Duas aeronaves francesas também estão participando das busca, com outros 12 aviões brasileiros.
O primeiro resgate
"Às 8h14 deste sábado, tivemos a confirmação do resgate de peças e corpos que pertenciam ao voo da Air France", disse o tenente Jorge Aragão, da FAB, numa entrevista coletiva na sede do Cindacta 3, em Recife, onde se concentra o comando das buscas. Destroços foram avistados entre as 5h e as 6h por um avião-radar R99, a cerca de 70 quilômetros do local do provável desaparecimento. Por volta das 9h, os corpos foram avistados e depois resgatado pela corveta Caboclo. A área do resgate fica a cerca de 900 quilômetros de Fernando de Noronha, segundo o comandante do 3° Distrito Naval, vice-almirante Edison Lawrence.Além dos corpos, foram recuperados junto com os primeiros dois corpos alguns objetos, incluindo uma valise de couro, dentro da qual havia um bilhete de vôo da Air France, uma mochila da marca Targus contendo um laptop e um cartão de vacinação, além de uma poltrona azul.
Por determinação do ministro da Defesa, Nelson Jobim, a notícia foi transmitida antes aos familiares de passageiros do voo, que foram reunidos pela empresa aérea num hotel do Rio. “Cada parente tem uma reação. Teve gente que chorou. Para mim foi bom, porque agora podemos começar a entender o que ocorreu”, disse à Globo News Marco Túlio Moreno, um dos familiares de vítimas. O ministro Jobim havia sido criticado nos últimos dias, inclusive por autoridades francesas, por ter se precipitado na divulgação de relatos sobre as buscas. Na terça-feira (2), ele anunciou que seriam destroços do Airbus A330 acidentado alguns objetos avistados por aviões da FAB. Exames feitos dois dias depois demonstraram o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário