SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Após declaração de pandemia da gripe suína, ONU pede calma e solidariedade

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, fez um apelo nesta quinta-feira à comunidade internacional para que mantenha a calma e demosntre solidaridade em relação à gripe suína, qualificada nesta quinta-feira de a primeira pandemia do século 21, pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
O aumento do alerta para o nível 6 (máximo) pela OMS "representa uma declaração formal sobre a expansão geográfica da doença" e não pressupõe, por si só, "uma causa de alarme" embora não "devamos baixar a vigilância", disse Ban Ki-moon em entrevista à imprensa.
"Nossa melhor resposta é uma demonstração firme de solidaridade", acrescentrou, prometendo trabalhar com os governos e a OMS para "garantir uma resposta mais coordenada e eficaz possível".
O secretário-geral da ONU insistiu sobre a necessida de garantir o maior acesso possível a vacinas e a retrovirais.
Extensão geográfica
A última declaração de pandemia ocorreu em 1968, quando um surto de gripe causou a morte de mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo. Em todo o século 20, foram registradas três pandemias.
A transmissão intercomunitária do vírus, assim como a extensão geográfica dos novos casos, são os principais critérios analisados pela OMS para determinar a passagem da fase cinco para a fase seis, o nível máximo na escala de alerta de pandemias.
"Pandemia significa extensão [do vírus]. Mas um maior nível de alerta pandêmico não significa necessariamente que vamos ver um vírus mais perigoso ou que muita gente vá ficar gravemente doente", disse, em entrevista coletiva, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. O anúncio desta quinta-feira, aguardado nos últimos dias, é a confirmação científica de que um novo vírus da gripe surgiu e rapidamente se espalhou pelo globo, e não que o vírus se tornou mais perigoso.
A OMS irá pedir aos laboratórios para acelerar a produção de uma vacina contra a gripe suína. A declaração também irá fazer com que governos invistam mais dinheiro em medidas para conter o vírus.
A diretora da OMS descreveu o vírus como "moderado". Ela salientou que a maioria dos casos é leve e não precisa de tratamento. Entretanto, existe o temor de que uma série de novas infecções possa lotar os hospitais, especialmente nos países mais pobres. Cerca de metade das pessoas que morreram após contrair o vírus da gripe suína era de jovens saudáveis --público que normalmente não é suscetível à gripe comum, que atinge entre 250 mil e 500 mil pessoas por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário