SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 30 de junho de 2009

Brasil confirma mais 55 novos casos de gripe suína; total chega a 680

O Ministério da Saúde confirmou na tarde desta terça-feira 55 novos casos no Brasil de gripe suína --a chamada gripe A (H1N1)--, elevando para 680 o total de pessoas infectadas no país.
A maioria das confirmações ocorreu no Rio Grande do Sul, Estado cujo total de pessoas infectadas saltou de 40 para 85 em apenas um dia. No último domingo (29), o governo confirmou a primeira morte de um brasileiro no país em decorrência da gripe, registrada em Passo Fundo, município do Rio Grande do Sul.
Os demais casos novos foram registrados nos Estados do Piauí (3), Santa Catarina (3), Alagoas (1), Distrito Federal (1), Paraná (1) e Sergipe (1). Porém, São Paulo segue sendo o Estado com o maior número total de pessoas contaminadas pela gripe, com 308 casos --registrados desde maio deste ano.
Outros 673 casos considerados suspeitos estão sendo monitorados, sendo que, ao todo, 933 casos foram descartados.
Importados
De acordo com o Ministério da Saúde, até 28 de junho --quando havia a confirmação de 578 casos no país-- 66,4% eram de pessoas que se infectaram no exterior e 24,6% de transmissão autóctone (ocorrida dentro do território nacional), sendo que outros 52 ainda eram investigados.
Os principais locais de provável infecção dos casos importados foram Argentina (235 casos), Estados Unidos (81) e Chile (33), informou a pasta.Chile tem 13 óbitos por gripe suína -SANTIAGO, Chile (AFP) - As autoridades de Saúde do Chile comunicaram nesta segunda-feira a 13ª morte por gripe suína no país, envolvendo um menino de 11 anos.No total, o vírus A (H1N1) já infectou 6.211 pessoas no Chile, segundo o ministério da Saúde.
O menino morreu no dia 26 de junho passado, no hospital do porto de Talcahuano, no sul do país, uma região fria e úmida, que concentra a maior parte dos óbitos por gripe suína no Chile.ARGENTINA-Buenos Aires decreta emergência sanitária por conta da nova gripeO prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, decretou estado de emergência sanitária nesta terça-feira (30) na capital argentina por conta da epidemia da nova gripe. Macri pediu aos portenhos que tentem ficar "o máximo de tempo possível em casa".
O ministério argentino da Saúde registra 28 mortes em pacientes com o vírus H1N1, o que torna o país o terceiro mais afetado pela pandemia, só atrás de México e EUA, onde a doença surgiu.Qué es la emergencia sanitaria-Básicamente lo que hace la declaración de la emergencia sanitaria es otorgar facultades al ministro de Salud. A partir de su puesta en vigor por el Ejecutivo, la cartera sanitaria está habilitada para tomar las medidas que considere necesarias para reorganizar los recursos humanos del área sanitaria y para disponer libremente de los fondos asignados al efecto.
En general, la cartera sanitaria recibe una partida extraordinaria del presupuesto para poder administrarlo según lo juzgue pertinente. Esto implica la posibilidad de comprar insumos, equipamiento, u otros en forma directa.
También puede designar personal en forma transitoria, disponer el cierre de escuelas, bares y restaurants, entre otros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário