SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Argentina estende expropriação à distribuidora YPF Gas

Presidente Cristina Kirchner assina nova medida que amplia o alcance do decreto que expropriou a petroleira YPF, da espanhola Repsol

Caminhão com botijões de gás ao sair da YPF Gás na Argentina Caminhão com botijões de gás ao sair da YPF Gás na Argentina (Marcos Brindicci/Reuters)
Medida publicada nesta quinta-feira no Boletín Oficial declara que a distribuidora é de utilidade pública

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, estendeu nesta quinta-feira para a YPF Gas – companhia de fracionamento, envase, transporte, distribuição e comercialização de gás liquefeito de petróelo (GLP) – a expropriação de ações que havia sido anunciada para a petroleira Repsol YPF. O decreto de nº 557, assinado por Cristina e todos os integrantes do Gabinete Nacional, amplia o alcance do decreto nº 530, que permitiu ao governo argentino tomar controle da companhia petrolífera pertencente à espanhola Repsol.
“A declaração de utilidade pública da maioria acionária da YPF implica idêntica medida com relação à Repsol YPF Gas S.A. a fim de manter uma produção complementar entre tais empresas, que permitirá garantir os objetivos perseguidos pelo estado nacional no setor de hidrocarbonetos”, disse o decreto publicado no Boletín Oficial (equivalente argentino ao Diário Oficial da União/DOU).
Finalidade social – Outra razão apontada pela Casa Rosada para sustentar sua decisão é o fato de a YPF Gas ser a principal distribuidora do programa “Garrafa para Todos”, que, segundo o governo, destina-se a fazer com que segmentos de baixa renda tenham acesso à rede de gás, que é considerada uma necessidade básica.
A presidente argentina argumenta no decreto que, como resultado da própria intervenção na Repsol YPF, descobriu-se que a YPF Gas não pertence à Repsol YPF. Ela é controlada diretamente pelo braço de gás da espanhola Repsol, a Repsol Butano S.A., com 85% das ações. Outra acionista é a argentina Pluspetrol S.A. (15%).
A informação da nova expropriação havia sido adiantada à imprensa nesta quarta-feira pelo senador governista Aníbal Fernández. Ele havia dito que, da mesma forma que a companhia petrolífera, a YPF Gas seria declarada de utilidade pública e passível de desapropriação no projeto de lei que tramita no Congresso argentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário