SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 10 de abril de 2012

Rússia critica Coreia do Norte e ameaça abater foguete

Moscou acusou seu tradicional aliado de descumprir acordos internacionais

Foguete norte-coreano já está pronto para o lançamento

Foguete norte-coreano já está pronto para o lançamento (AFP)

Preocupada com uma possível ameaça aos seus territórios nas Ilhas Curilas – arquipélago localizado no norte do Japão, mas administrado por Moscou –, a Rússia colocou de lado suas tradicionais boas relações com Pyongyang e avisou que vai abater o foguete da Coreia do Norte caso ele desvie de sua trajetória.

Com a promessa, o país se junta ao Japão e à Coreia do Sul no grupo dos que já externaram a intenção de derrubar o controverso satélite norte-coreano. Em resposta às ameaças, o governo de Pyongyang advertiu que qualquer interceptação será considerada uma "declaração de guerra".

Pressões - A Coreia do Norte vem sofrendo enormes pressões da comunidade internacional para desistir da pretensão de colocar um satélite em órbita - em um lançamento previsto para acontecer entre 12 e 16 de abril. Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos consideram o projeto uma manobra para acobertar testes com mísseis de longo alcance. Apesar da tensão crescente, Pyongyang segue defendendo a "natureza pacífica" da iniciativa e já instalou o foguete na plataforma de lançamento.

Além de anunciar a intenção de derrubar o artefato, a Rússia foi ainda mais longe e criticou abertamente a Coreia do Norte, acusando-a de quebrar acordos internacionais. "Consideramos a decisão de conduzir o lançamento de um satélite um exemplo de descumprimento de decisões do Conselho de Segurança da ONU", declarou Alexander Lukashevich, ministro das relações exteriores.

(Com agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário