SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

segunda-feira, 9 de abril de 2012

EUA vão investir US$ 40 mi em consulados no Brasil

Durante visita de Dilma a Obama, foi anunciada abertura de novos consulados

Presidente Dilma encontra Barack Obama, em Washington

Anúncio foi dado durante visita de Dilma a Obama em Washington (Chip Somodevilla/Getty Images)

O Departamento de Estado americano vai investir cerca de 40 milhões de dólares em 2012 para reformar e expandir a embaixada e os consulados atuais no Brasil, em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, informou nesta segunda-feira o governo dos EUA durante a visita da presidente Dilma Rousseff a Barack Obama. Pouco antes, os Estados Unidos anunciaram outro investimento diplomático no Brasil: a abertura de dois novos consulados, em Belo Horizonte e em Porto Alegre.

Durante o encontro entre os dois presidentes, eles discutiram o progresso na facilitação de um maior fluxo turístico entre Estados Unidos e Brasil e "revisaram a implementação de medidas para facilitar o fluxo de turistas e executivos entre os dois países", segundo comunicado do governo americano.

Obama e Dilma se comprometeram a trabalhar em estreita colaboração para atender aos requisitos do Programa de Dispensa de Vistos dos Estados Unidos e da legislação brasileira, para que os cidadãos dos dois países possam viajar entre os dois territórios sem a necessidade de visto.

Durante a conversa, Obama lembrou que, este ano, a capacidade dos Estados Unidos de processar vistos no Brasil deve ser ampliada em 40%, mais um indicativo do crescente interesse de cooperação entre os dois países.

Os dois também determinaram a criação de novo Diálogo de Cooperação de Defesa entre seus ministros. O passo faz parte da formação da Parceria Estados Unidos-Brasil para o Século XXI. Portanto, ficou acertado que o Secretário de Defesa americano Leon Panetta visitará Brasil em 24 de abril para conversar com Celso Amorim sobre Diálogo de Cooperação em Defesa EUA-Brasil.

Obama reafirmou seu apreço à aspiração do Brasil de tornar-se membro permanente do Conselho de Segurança e reconheceu as responsabilidades globais assumidas pelo Brasil. O presidente americano ainda fez elogios a Dilma. “Sinto-me afortunado de ter uma parceira tão capaz e perspicaz como a presidente Rousseff”, afirmou o presidente americano. “A boa notícia é que a relação Brasil-EUA nunca foi tão forte, mas sempre há melhorias que podemos fazer”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário