SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sábado, 21 de abril de 2012

Protestos em 80 cidades pedem o julgamento do mensalão


Movimentos anticorrupção prometem ir às ruas neste sábado nos 26 estados. Se não for julgado até junho, o processo poderá ser adiado para 2013

Cida Alves
Brasília está entre as cidades onde se espera maior adesão do público aos protestos
Brasília está entre as cidades onde se espera maior adesão do público aos protestos (Luciana Marques )
Pelo menos 81 cidades nos 26 estados do país prometem realizar mobilizações contra a corrupção neste sábado, feriado de Tiradentes. É a terceira manifestação deste ano organizada pelos movimentos anticorrupção, que em 2012 vão pedir a realização do julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Se não entrar na pauta da Corte neste semestre, o processo poderá ser adiado para 2013.
“Essa questão é a mais urgente, porque pode mudar o resultado das eleições municipais de outubro”, afirma Carla Zambelli, fundadora do NasRuas, um dos movimentos que organiza a mobilização nacional. Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo são as cidades onde se espera a maior adesão de pessoas aos atos de protesto. A convocação está sendo feita principalmente pelas redes sociais.
Em algumas cidades, os manifestantes planejam firmar um abaixo-assinado que será entregue na quarta-feira para o revisor do processo do mensalão, o ministro Ricardo Lewandowski, numa audiência pública no Salão Branco do STF. Já foram reunidas 16.000 assinaturas e a meta é chegar a 30.000. Além do documento, Lewandowski receberá umaampulheta representando o tempo que está se passando sem que sejam julgados os 40 réus envolvidos no escândalo.
Em São Paulo, a concentração será no vão do MASP a partir das 15 horas. A expectativa da organização é de que 2.000 pessoas participem do protesto. Na manifestação de 7 de setembro do ano passado, cerca de 4.000 pessoas foram à Avenida Paulista.
No Rio, a estratégia será levar um carro de som com música para o Posto 9, na Praia de Ipanema. Os manifestantes cariocas pedirão que a CPI do Cachoeira seja ampla e irrestrita, investigando autoridades e políticos de todos os partidos. Além do ex-ministro José Dirceu e do presidente do Senado, José Sarney, os escândalos recentes devem colocar novos personagens entre os alvos de críticas dos manifestantes, como o senador Demóstenes Torres.
Os movimentos que realizam as manifestações pelo Brasil neste sábado já defenderam em seus protestos causas como a aprovação da Lei da Ficha Limpa, que entrou em vigor no começo deste ano.
Confira no mapa abaixo os locais de horários das manifestações pelo país:

Nenhum comentário:

Postar um comentário