SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Índia testa com sucesso míssil nuclear de longo alcance

Novo míssil pode atingir quase todos os pontos da Ásia e Europa Oriental

Batizado de Agni V, o míssil tem capacidade para atingir pontos a até 5 mil quilômetros de distância

Batizado de Agni V, o míssil tem capacidade para atingir pontos a até 5 mil quilômetros de distância (Reuters)

A Índia testou nesta quinta-feira com sucesso seu primeiro míssil nuclear de longo alcance, com um raio de ação superior a 5 mil quilômetros, segundo informaram fontes oficiais citadas pela imprensa local.

"O míssil foi lançado por volta das 8h e foi um sucesso", disse a porta-voz da Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO, na sigla em inglês), Anuradha Ravi.

Trata-se do primeiro teste realizado pela Índia com o novo projétil, denominado Agni V, que abriga ogivas nucleares capazes de atingir países inclusive da Europa.

As autoridades indianas previam o lançamento para a tarde de quarta-feira na ilha de Wheeler, situada em frente à costa oriental do país, no Golfo de Bengala, mas o plano teve de ser adiado devido a uma forte tempestade.

"A Índia é hoje um país com capacidade provada para projetar, desenvolver e produzir um míssil balístico de longo alcance. Agora somos uma potência em matéria de mísseis", disse o chefe do DRDO, V.K. Saraswat. "O rendimento do míssil Agni-V ficou provado com sucesso em suas três fases. Todos os objetivos da missão e os objetivos operacionais foram alcançados."

Com o lançamento, a Índia entra em um pequeno grupo de países capazes de atingir alvos a longa distância, composto por Rússia, China, Estados Unidos, França e Reino Unido, embora se acredite que Israel também possui algum tipo de projétil similar.

O Agni V ainda deve passar por novos testes antes de ser introduzido nas Forças Armadas da Índia, um país que mantém disputas fronteiriças com a China e o Paquistão, com relações especialmente difíceis com este último.

(com Agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário