A companhia elétrica francesa EDF informou nesta quinta-feira que detectou um vazamento de água radioativa na central nuclear de Penly, mas que a situação está sob controle.
Horas antes, um incêndio foi registrado nesta mesma usina. A EDF afirmou em comunicado que a situação "não apresenta nenhum risco para o meio ambiente" e explicou que o vazamento foi consequencia das chamas que atingiram nesta tarde uma parte do reator número dois.
"O reator, que parou automaticamente, continua sendo resfriado normalmente e as equipes da usina trabalham para diminuir a pressão da água e a temperatura" no local onde ocorreu o incêndio.
Steve Bonnet/Reuters | ||
Entrada da usina de Penly 2, onde houve vazamento de água radioativa; não houve danos ao meio ambiente |
A companhia disse ainda que assim que a situação se estabilizar será feita uma avaliação dos danos.
A nota também informa que de acordo com os procedimentos em casos como este, tanto a Autoridade de Segurança Nuclear, como a prefeitura e a sub-prefeitura de Dieppe, a cidade mais próxima de Penly, foram avisados imediatamente do incidente.
Pouco depois das 12h locais (8h em Brasília), o alarme do reator foi ativado por causa da fumaça e pouco depois os bombeiros chegaram ao local e controlaram o fogo. A nota da operadora afirmou ainda que não houve feridos e que as centrais nucleares do país são seguras.
A EDF controla todas as usinas atômicas da França, que geram cerca de 80% da eletricidade do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário