SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 17 de abril de 2012

Ronaldo vê Brasil "fora do pódio", mas crê em evolução

Segundo o maior artilheiro da história das Copas, nova geração não apresentou seu melhor futebol

AE

RONALDO1.jpg

Maior artilheiro da história das Copas do Mundo e duas vezes campeão mundial, Ronaldo afirmou que vê o Brasil hoje "fora do pódio" em relação às outras principais seleções de futebol do planeta. O ex-jogador, porém, acredita que a equipe comandada por Mano Menezes ainda tem tempo para evoluir e poder brigar pelo título da Copa de 2014, que será realizada no País.

Integrante do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, Ronaldo falou sobre este assunto em entrevista ao site oficial da Fifa, publicada nesta segunda-feira, na qual ele também comentou sobre os preparativos do Brasil para receber a mais importante competição do futebol mundial.

"Houve uma mudança de geração. A seleção ainda não está jogando o seu melhor futebol, e acho que vai demorar a encontrá-lo. Mas há tempo até 2014 para conseguir uma boa continuidade, ser competitivo e poder ser campeão", afirmou o Fenômeno, que mais tarde posicionou o Brasil ao menos no Top 5 das seleções mundiais.

"Não estamos no pódio, mas acho que nos encontramos entre as cinco melhores seleções do mundo. E isso que estamos jogando discretamente. Nenhuma mudança é fácil, e os jovens ainda precisam amadurecer. Não há motivo para desespero. Eles só precisam de tempo para os resultados aparecerem", completou.

E Ronaldo deixou claro, nesta entrevista para a Fifa, que aposta principalmente no talento de Neymar como diferencial do Brasil em busca do seu sexto título mundial. Ele falou do atacante ao ser questionado sobre como vê o craque do Santos, além de Alexandre Pato e Paulo Henrique Ganso, jogadores de destaque da nova geração do futebol brasileiro.

"São três talentos brasileiros muito jovens que se destacam nos seus clubes. Acho que o mais talentoso é o Neymar, que, com apenas 20 anos, tem uma habilidade incrível. Ele marca muitos gols e conquistou o Brasil. A experiência internacional que teve contra o Barcelona (na final do Mundial de Clubes) não foi boa, mas certamente foi um bom aprendizado. O Pato já demonstrou na Europa o talento que tem, e o Ganso também é muito bom, mas é necessário ter cuidado com as lesões", analisou Ronaldo.

Em meio a este cenário de apostas para 2014, ao ser questionado sobre quem poderá ser o "novo Ronaldo", o ex-jogador elegeu o seu sucessor sem pensar duas vezes: "Leandro Damião, do Inter de Porto Alegre. Ele é alto, forte, ótimo goleador, sabe cabecear e tem habilidade com os dois pés. Vai desempenhar um papel importante em 2014".

Já ao falar sobre a sua perspectiva para o Mundial que será realizado no Brasil em termos de organização, Ronaldo aposta que a competição deixará um legado muito importante para o País fora de campo. "Estamos muito orgulhosos de receber a Copa do Mundo no Brasil. Vamos ter uma grande oportunidade de crescimento, o que é o mais importante para o povo em geral, porque haverá muito investimento em infraestrutura, aeroportos, estradas, hospitais e hotéis. Este legado, que ficará para a vida toda, só uma Copa do Mundo pode deixar", enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário