SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

domingo, 15 de abril de 2012

Onda de ataques talibãs deixa 19 mortos no Afeganistão

Ofensiva mais violenta dos últimos 6 meses foi reivindicada pela rede Haqqani

Nuvem de fumaça emerge de local próximo ao Parlamento afegão, em Cabul

Nuvem de fumaça emerge de local próximo ao Parlamento afegão, em Cabul (Reuters)

A série de ataques coordenados realizada pelos talibãs neste domingo em várias partes do Afeganistão deixou até o momento 19 insurgentes mortos e 26 feridos, sendo 17 deles policias e 9 civis. A ofensiva, considerada a mais mortal desde setembro de 2011 - quando um cerco dos terroristas a Cabul terminou com 14 mortos - contou com explosões e disparos contra o bairro diplomático na capital, enquanto militantes tomaram vários prédios e tentaram entrar no Parlamento.

As embaixadas dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha, da Alemanha e do Japão também foram atacadas, além do hotel Cabul Star e vários quarteis-generais da Otan. Fora da capital, os atacantes investiram contra prédios do governo na província de Logar, o aeroporto em Jalalabad, e uma academia de polícia na cidade de Gardez, na província de Paktya.

O presidente Hamid Karzai foi transferido para um local seguro e seu palácio foi fechado diante dos ataques, que incluiu um atentado frustrado contra um de seus vice-presidentes, informaram autoridades. Segundo Lutfula Mashal, porta-voz da Direção Nacional de Segurança (DNS), o grupo responsável por atacar a residência foi interceptado e capturado antes de atingir seu objetivo.

Autoria - Os atacantes reivindicaram ser ligados à rede Haqqani, um ramo extremista do grupo talibã acusado de planejar a maioria dos ataques mais violentos em Cabul e conhecido por ter ligações estreitas com a Al Qaeda. Um porta-voz do grupo talibã afirmou que os ataques marcavam o início de sua ofensiva anual de primavera, que anuncia a temporada de combate, acrescentando que muitos homens-bomba suicidas estão envolvidos na operação.

"O governo de Cabul e as forças invasoras afirmaram há algum tempo que o talibã não seria capaz de lançar uma ofensiva na primavera. Os ataques de hoje foram o início da nossa ofensiva de primavera", disse Zabihullah Mujahed por telefone de um local indeterminado.

O rigoroso inverno afegão é um período de repouso para os talibãs, cuja guerrilha ganha intensidade e se estende para todo o país no início da primavera, quando o degelo libera as passagens montanhosas da fronteira com o Paquistão. A Otan tem cerca de 130.000 tropas apoiando o governo do presidente Hamid Karzai contra a insurgência talibã, mas eles vão se retirar até o final de 2014, transferindo o controle da segurança para as forças afegãs.

Segurança - Um porta-voz da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), da Otan, afirmou que as forças afegãs, cuja capacidade de resistir aos talibãs após 2014 foi questionada, estavam assumindo a liderança na contenção dos ataques em Cabul. Já o embaixador americano em Cabul, Ryan Crocker, disse que a capacidade das forças afegãs para responder aos ataques são um "claro sinal de avanço".

"Vimos uma desempenho muito profissional por parte das forças de segurança afegãs", disse Crocker à rede CNN neste domingo. "As forças afegãs são capazes de enfrentar atos como estes por sua conta. Um claro sinal de avanço", afirmou o diplomata.

Contudo, o mais recente de uma série de ataques sangrentos mostra que os militantes ainda têm a capacidade de atingir o coração da capital e elevar os temores pela precária situação de segurança, enquanto a retirada das tropas da Otan se aproxima.

(Com agência France-Presse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário