SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Capriles e Chávez levam milhares às ruas de Caracas

Ao longo da campanha eleitoral, o caudilho venezuelano abusou de artimanhas contra opositor, que conta com o apoio de mais de 20 partidos

O candidato Henrique Capriles discursa para a multidão: críticas à falta de segurança pública
O candidato Henrique Capriles discursa para a multidão: críticas à falta de segurança pública (Reuters)
No último dia de campanha para os candidatos à Presidência da Venezuela, Hugo Chávez e seu opositor Henrique Capriles levaram milhares de pessoas às ruas nesta quinta-feira. Apesar de a maioria das pesquisas apontar o atual presidente como favorito, analistas indicam que este será o pleito mais difícil enfrentado pelo ditador em 14 anos no poder. A eleição será realizada no domingo, a partir das 6 horas no horário local - a votação vai até as 18 horas.
Chávez abusou de seus conhecidos devaneios em seus discursos nos últimos dias. No final de agosto, uma pesquisa colocou o nome de Capriles pela primeira vez à frente do atual presidente.
"No domingo, 7 de outubro, saberemos se os nossos filhos terão pátria ou se roubarão de novo a pátria dos nossos filhos. Não permitamos que a burguesia roube o futuro das próximas gerações", disse o presidente, em comício realizado na quarta-feira.
Mais do que discursos, Chávez usou de outras artimanhas para dificultar a campanha do adversário, como lançar mão do expediente antidemocrático de usar a cadeia nacional para interromper transmissões de atos políticos de Capriles pelas emissoras. E chegou até mesmo a acusar a oposição de fazer bruxaria contra sua campanha eleitoral.
Capriles, um advogado bem relacionado entre o que restou do setor empresarial do país, ganhou facilmente as primárias de seu partido em fevereiro e conseguiu a proeza de unir as frentes contrárias a Chávez de forma nunca antes vista no país - são mais de 20 partidos apoiando o candidato único da oposição.
Nesta quinta, ele denunciou que Chávez obrigou funcionários públicos a comparecerem a seu comício em Caracas. "A partir do próximo domingo, ninguém aqui vai precisar colocar a camisa vermelha (cor do chavismo) para poder exercer seus direitos. Esse tempo do lenço vermelho ou da obrigação de comparecer à atividade política será parte da história", disse.

Em outro comício realizado nesta semana, Capriles pediu ao tiranete que se ‘despedisse em paz’ do cargo, respondendo a boatos de que Chávez promoveria um golpe para permanecer na presidência, em caso de derrota. "Desejo-lhe longa vida porque quero que veja uma geração mudar a Venezuela".

"Cada um de vocês deve fazer uma lista dos problemas que enfrenta e se perguntar, quantos desses problemas essa revolução famosa resolveu para você?", disse Capriles em um comício recente referindo-se à autoproclamada revolução bolivariana, chefiada por Chávez.
Na capital Caracas, o caudilho encerrou sua campanha debaixo de chuva. "Chávez não falhará com vocês, eu sem dúvida cometi erros, mas quem não comete erros? Por acaso Chávez falhou com vocês no 4 de fevereiro, por acaso Chávez se vendeu à burguesia, por acaso Chávez como presidente se deixou dobrar pelo imperialismo?", disse. A data é uma menção à sua fracassada tentativa de golpe contra o governo de Carlos Andrés Pérez, em 1992.
Guillermo Suarez
Comício boicotado de Henrique Capriles atraiu milhares de pessoas
Comício de Henrique Capriles atraiu milhares de pessoas

Panorama venezuelano – As nacionalizações promovidas por Chávez têm enfraquecido a iniciativa privada e dado aos integrantes do partido governista, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), crescente controle sobre os empregos – que estão cada vez mais concentrados em empresas estatais.

A fraca aplicação da lei, além do excesso de armas nas ruas tornaram a Venezuela mais violenta do que alguns países devastados pela guerra, o que vem criando na população um sentimento antipático a Chávez.

Pleito - Na Venezuela, o voto não é obrigatório como no Brasil e há apenas um turno nas eleições. As autoridades venezuelanas preveem que cerca de 14 milhões pessoas devem ir às urnas no domingo.

(Com Agências France-Presse, Brasil e Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário