Negociação entre empresas aéreas foi aprovada pelo Cade na semana passada
TerraAs passagens aéreas que antes eram compradas pelo site da Webjet agora podem ser adquiridas apenas pelo site da Gol. Desde 13 de dezembro de 2011 já era possível comprar bilhetes da Webjet pelo canal da Gol.
Compra da Webjet
Na semana passada, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, a compra da Webjet pela Gol, com restrições apenas na atuação das aéreas no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
As duas companhias serão obrigadas a manter um mínimo de 85% de uso dos chamados slots - espaço horário que uma empresa usa para operar voos nos aeroportos. Caso a nova empresa não cumpra esse mínimo de 85% de média trimestral, ela será obrigada a devolver um par de slot (um pouso e uma decolagem) à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por distribuir esses espaços.
A compra foi anunciada em julho do ano passado, mas o julgamento demorou porque, nesse período, o Cade passou por uma reformulação que deu mais poderes ao colegiado. Ambas as empresas assinaram um acordo que prevê a reversibilidade da operação caso do Cade vote contra a fusão das duas aéreas.
O conselheiro relator do caso, Ricardo Ruiz, argumentou que a fusão das duas companhias trouxe benefícios aos consumidores. Houve, segundo Ruiz, melhora nos serviços e produtos oferecidos pela Webjet, que passou a usar os aviões da Gol, que são mais novos e mais eficientes. A ampliação da malha aérea para as duas empresas diminuiu a ociosidade dos voos, que passaram a abrigar mais passageiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário