SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Trânsito na Praça Portugal deve ser restrito-Fortaleza Ce

AMC apresentou projeto com mudanças, mas há impasse entre Município e lojistas em relação ao início das alterações
A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) apresentou, ontem, para lojistas e empresários do entorno da Praça Portugal, o novo projeto de circulação viário para vias do bairro Aldeota. Com a implantação de binários, quatro avenidas – Santos Dumont, Dom Luís, Desembargador Moreira e Virgílio Távora – passarão a ter sentido único até o fim deste ano. Para a Praça Portugal, onde os gestores admitiram estar a maior dificuldade, um projeto específico foi apresentado.



Conforme o plano, só o transporte público e veículos particulares específicos para lojas daquela área poderão ter acesso à Praça Portugal, que passaria a ter sentido anti-horário. No perímetro externo, que abrange as ruas Barbosa de Freitas, Marcos Macedo, Visconde de Mauá e Pereira Valente, o fluxo seria no sentido horário, exclusivo para veículos particulares.

Apesar das dúvidas apresentadas e de temerem serem prejudicados, os lojistas aprovaram a iniciativa da Prefeitura de divulgar um estudo que busque melhorar o trânsito daquela área, considerado saturado. O impasse é sobre quando as mudanças devem começar a valer.

“É uma medida necessária que vai desafogar o trânsito da Praça Portugal”, afirma Leonardo Ramalho, proprietário de um estacionamento na Rua Barbosa de Freitas. Contudo, o empresário questiona o prazo para implantação dos binários. Com a proximidade do Natal, ele teme que o movimento seja prejudicado por causa da confusão que será criada no trânsito.

Mobilidade
O presidente da AMC, Ademar Gondim, informa que o estudo vem sendo desenvolvido pela Autarquia há pelo menos três anos. Tendo como base a Lei 12.587, de 3 de janeiro de 2012, o gestor frisa que a ideia desses corredores e do binário é priorizar o transporte coletivo em detrimento do individual, o público em detrimento do privado e utilizar as vias para circulação, em vez de estacionamento.

A proposta da AMC é criar dois binários. No primeiro, a Avenida Desembargador Moreira passaria a ter sentido sul/norte, enquanto a Avenida Virgílio Távora ficaria no sentido inverso – norte/sul. O segundo prevê que a Avenida Santos Dumont passe a ter sentido oeste/leste, do trecho entre a Rua Tibúrcio Cavalcante e o viaduto da Avenida Engenheiro Santana Júnior. Já a Avenida Dom Luís passaria a ter sentido leste/oeste.

O vice-presidente do Sindicato Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), Alberto Farias, declara que o projeto tem de ser maturado e, de preferência, ser posto em prática no começo de 2013, quando o tráfego de veículos fica menor, o que tornaria mais fácil a implantação desse tipo de inovação.

O superintendente do Shopping Aldeota, Oscar Cesarino, ressalta que a proposta tem que ser muito bem estudada, pois impacta diretamente no comércio. Contudo, ratifica que uma mudança naquela área é fundamental, facilitando o tráfego não só para o comércio, mas também para moradores do entorno.

Em relação ao prazo, Ademar Gondim defende que o projeto tem de ser posto em prática antes do Natal, pois em dezembro ficaria impraticável. Nova reunião está marcada para o dia 30 de outubro, na Autarquia, aberta ao público interessado.

Luana LimaRepórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário