SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Taxa média de juros ao consumidor final cai a mínima histórica

De agosto para setembro, a maior redução ficou por conta do Crédito Direto ao Consumidor (CDC) para financiamento de automóveis

Do Portal Terra
MOEDA-DINHEIRO-REAL-1.jpg
 
A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,21 ponto percentual no mês de setembro, em relação a agosto, divulgou nesta segunda-feira (15) a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). O valor é a mínima histórica (desde 1995) e foi a primeira vez que a taxa anual ficou inferior a 100% (96,93% em setembro).
 
De agosto para setembro, a maior redução ficou por conta do Crédito Direto ao Consumidor (CDC) para financiamento de automóveis: queda de 9,41% com a taxa ficando em 20,13% ao ano.
 
Segundo o estudo, os juros para o consumidor caíram menos que a redução promovida pelo governo na taxa básica - a Selic. Desde julho de 2011 houve uma redução de cinco pontos percentuais da Selic (redução de 40%) - de 12,50% ao ano para 7,50% ao ano. No mesmo período, a taxa de juros média para pessoa física apresentou uma redução de 24,28 pontos percentuais (redução de 20,03%) de 121,21% ao ano para 96,93% ao ano.
 
Empresas
 
Para as empresas também houve queda dos juros em setembro. De acordo com a Anefac, a redução foi de 0,13 ponto percentual, o que resultou em uma taxa média de 47,81% ao ano - também a mínima histórica da pesquisa (desde 1999).
 
A associação prevê novas quedas nos juros nos próximos meses "por conta da melhora da economia, pela maior competição no sistema financeiro após os bancos públicos promoverem reduções em suas taxas de juros, bem como com a expectativa de redução dos índices de inadimplência no segundo semestre".

Nenhum comentário:

Postar um comentário