SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Fifa fecha acordo para uso de tecnologia na linha do gol


Um dos casos recentes que mais chamou a atenção foi o lance de Frank Lampard para a Inglaterra na partida contra a Alemanha, na Copa de 2010 foto: Reuters
A Fifa anunciou nesta terça-feira que fechou acordo com fornecedores da tecnologia GoalRef e Hawk-Eye para que as empresas forneçam seus sistemas por todo mundo com o objetivo de detectar com segurança se uma bola cruzou a linha do gol.

O uso da tecnologia já havia sido aprovado pela entidade máxima do futebol em julho.

"Entre outubro de 2011 e junho de 2012, ambas as empresas aprovaram uma série de extenso laboratório e testes de campo, testes em situações de jogo simuladas, bem como os testes em jogos ao vivo. Este marco no processo de tecnologia na linha do gol, que começou em 2011, significa que as duas empresas agora têm autorização oficial para instalar seus sistemas de tecnologia na linha do gol em todo o mundo", disse a Fifa em comunicado.

A International Football Association Board (IFAB), que cuida das regras do futebol, aprovou o uso da tecnologia após uma série de incidentes em que os árbitros não viram que a bola havia cruzado a linha do gol.

A tecnologia na linha do gol deve fazer a sua estreia no Mundial de Clubes, no Japão, em dezembro. A Fifa pretende usar o sistema GoalRef e o Hawk-eye, um em cada dos dois estádios utilizados para a competição.

Inovação
O sistema Goal Ref é uma tecnologia de campo magnético que cria uma estrutura de ondas de rádio equivalente a uma cortina de luz. Baixos campos magnéticos são produzidos em volta do gol e, assim que a bola cruza a linha completamente, é detectada uma pequena alteração no campo magnético, o que permite detectar a posição da bola.

Já o Hawk-Eye é a tecnologia usada nos torneios de Grand Slam no tênis. Ela utiliza de seis a oito câmeras de alta velocidade posicionadas em ângulos diferentes no campo para calcular a posição exata da bola. As imagens gravadas pelas câmeras são transferidas para um software de vídeo que geram uma imagem em 3D da trajetória da bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário