SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sábado, 6 de outubro de 2012

Venezuelanos estocam alimentos às vésperas das eleições

A população do país teme que o resultado da disputa, que promete ser a mais apertada desde que Hugo Chávez assumiu o poder, cause enfrentamentos

Mulher passa diante de propaganda eleitoral de Hugo Chávez
Mulher passa diante de propaganda eleitoral de Hugo Chávez (Tomas Bravo/Reuters)
Venezuelanos lotaram os supermercados nesta sexta-feira para comprar mantimentos, precavendo-se contra eventuais distúrbios por causa da eleição presidencial de domingo, que se configura como o maior desafio eleitoral ao presidente Hugo Chávez em seus 14 anos no poder.

Escaladado por experiências anteriores, cidadãos venezuelanos temem que o resultado das eleições leve a acusações de fraude e protestos, numa sociedade já polarizada e com grande número de armas ilegais.

A dona de casa Dayana Alvarez, de 38 anos, disse à agência Reuters que é preciso pensar em sua família em um momento como este. “Podemos enfrentar violência, qualquer coisa é possível neste país”, disse, em um estabelecimento lotado, onde pessoas compravam, entre outros itens, velas e leite em pó, sendo que,em algumas lojas, artigos como café, macarrão, arroz e leite, já esgotaram.

Na reta final da campanha, três ativistas da oposição foram mortos em um comício e três tiroteios foram registrados, mas o derramamento de sangue que muitos temiam não ocorreu.

Fator medo – Os seguidores de Capriles acreditam que grande parte da população, desconfiada em relação ao sigilo do voto, tem medo de se manifestar a favor da oposição e sofrer retaliações como perder seus empregos – com o inchaço do estado promovido pelo tirano e a onda de nacionalizações, grande parte dos postos de trabalho estão ligados a empresas estatais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário