SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Celular salva-vidas

Aplicativos contra terremotos engrossam a lista de softwares criados para proteger seus usuários em caso de catástrofe

Juliana Tiraboschi
Chamada.jpg
TREMEDEIRA
Aplicativo da Cruz Vermelha avisa quando há terremoto nos EUA
Em caso de catástrofe ou acidente grave, a diferença entre a vida e a morte pode estar no bolso da vítima. Apostando nisso, vários desenvolvedores, empresas e entidades criam aplicativos para dispositivos móveis com o objetivo de dar sobrevida aos envolvidos em tragédias. Dois desses produtos acabam de chegar ao mercado.

A Cruz Vermelha americana lançou um aplicativo gratuito (somente para os EUA) que avisa quando há terremotos, indica onde fica o abrigo mais próximo e conta com um botão de acesso rápido que avisa os contatos do celular de que o usuário está bem. “Receber informações e poder compartilhar com outras pessoas é a chave para agir de maneira adequada”, diz Don Lauritzen, responsável pela comunicação de serviços da entidade. Desenvolvido por uma empresa privada, o Earthquake Buddy (por enquanto só para iPhone, US$ 4,49, funciona no mundo todo) é outro app que avisa sobre tremores e envia e-mails automáticos de alerta para contatos pré-cadastrados quando detecta um terremoto a partir de 5,5 graus de magnitude.

Quem for salvo por um desses aplicativos não será o primeiro que deve a vida ao celular. Dan Wooley sobreviveu ao terremoto que atingiu o Haiti em 12 de janeiro de 2010. Ferido e preso nos escombros de um hotel, ele lembrou-se de que tinha um aplicativo de primeiros-socorros no celular. Seguindo as orientações do programa, usou peças de roupa e um cinto para estancar sangramentos nas pernas e na cabeça. Foi resgatado dois dias e meio depois.
IEpag82_celular.jpg
Segundo o desenvolvedor de aplicativos Lucas Longo, a necessidade de pensar em serviços de localização para celulares começou no início da década de 2000 – antes do lançamento dos smartphones e quando não havia GPS integrado aos aparelhos –, quando a polícia americana percebeu que isso seria útil para atender aos chamados. “Isso impulsionou o mercado”, diz. Longo é fundador do Instituto de Artes Interativas, em São Paulo, e usa o app Find my Friend para checar a localização da enteada no dia a dia.

Ele afirma que os programas contra terremotos poderiam ser adaptados à realidade brasileira, para problemas como enchentes, deslizamentos e falta de dinheiro para comprar smartphones. “Por isso seria mais eficiente desenvolver um sistema de alerta via SMS, que atingiria quase 100% dos usuários”, diz. Afinal, os smartphones estão nas mãos de apenas 14% dos habitantes do País, segundo o instituto Ipsos Media CT. Os outros 86% teriam de achar outros meios para enfrentar catástrofes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário