Um helicóptero brasileiro que transporta a missão humanitária para o resgate dos reféns que a guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) libertará nesta segunda-feira na selva colombiana partiu do aeroporto de Villavicencio com duas horas de atraso por causa do mau tempo.
Para a operação, as ações do Exército foram suspensas na área. As Farc prometeram libertar hoje seis policiais e quatro militares que estão em cativeiro há mais de 12 anos, e que, segundo o grupo, são os últimos militares sequestrados. Um primeiro grupo deve ser solto nesta segunda-feira, e os outros reféns na quarta-feira (4).
MAURICIO DUEÑAS/Efe | ||
Helicóptero que transporta missão humanitária para resgate de reféns das Farc decola na Colômbia |
No aeroporto de Villavicencio, dezenas de familiares se despediram da missão humanitária do CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha)-- com orações.
A missão utiliza dois helicópteros cedidos pela Força Aérea brasileira. A comissão é formada por membros do CICV e por três integrantes do coletivo Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP), entre eles a ex-senadora Piedad Córdoba, facilitadora da libertação dos reféns.
O CICV, o CCP e o governo do Brasil já participaram de libertações anteriores de reféns das FARC --a principal guerrilha da Colômbia com cerca de 9.000 combatentes, segundo cálculos oficiais.
REFÉNS
"Esperamos que Luis Alfonso chegue são e salvo. Queremos que ele esteja entre nós, com sua alegria e força. É corajoso. Esperamos que este seja o início de muitas libertações de reféns, principalmente de civis", disse José Ariel Beltrán, tio do sargento do Exército Luis Alfonso Beltrán, sequestrado em 3 de março de 1998.
LUIS ACOSTA/France Presse | ||
Ex-senadora Piedad Córdoba (à dir.) chora quando helicóptero decola para missão |
Os reféns soltos devem chegar na tarde de hoje a Villavicencio, de onde serão imediatamente transportados a Bogotá para exames médicos. Desde 2008, a ex-senadora Córdoba mediou a libertação de 20 reféns políticos e militares das Farc, entre eles a ex-candidata presidencial de nacionalidade colombiana e francesa Ingrid Bettancourt, em 2008.
Recentemente, as Farc, que prometeram abandonar os sequestros de civis, iniciaram um diálogo com o presidente Juan Manuel Santos. O governo exige que a guerrilha dê fim aos sequestros, atentados e recrutamento de menores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário