SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Helicóptero para resgate de reféns das Farc decola na Colômbia

Um helicóptero brasileiro que transporta a missão humanitária para o resgate dos reféns que a guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) libertará nesta segunda-feira na selva colombiana partiu do aeroporto de Villavicencio com duas horas de atraso por causa do mau tempo.

Para a operação, as ações do Exército foram suspensas na área. As Farc prometeram libertar hoje seis policiais e quatro militares que estão em cativeiro há mais de 12 anos, e que, segundo o grupo, são os últimos militares sequestrados. Um primeiro grupo deve ser solto nesta segunda-feira, e os outros reféns na quarta-feira (4).


MAURICIO DUEÑAS/Efe
Helicóptero que transporta missão humanitária para resgate de reféns das Farc decola na Colômbia
Helicóptero que transporta missão humanitária para resgate de reféns das Farc decola na Colômbia

No aeroporto de Villavicencio, dezenas de familiares se despediram da missão humanitária do CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha)-- com orações.

A missão utiliza dois helicópteros cedidos pela Força Aérea brasileira. A comissão é formada por membros do CICV e por três integrantes do coletivo Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP), entre eles a ex-senadora Piedad Córdoba, facilitadora da libertação dos reféns.

O CICV, o CCP e o governo do Brasil já participaram de libertações anteriores de reféns das FARC --a principal guerrilha da Colômbia com cerca de 9.000 combatentes, segundo cálculos oficiais.

REFÉNS

"Esperamos que Luis Alfonso chegue são e salvo. Queremos que ele esteja entre nós, com sua alegria e força. É corajoso. Esperamos que este seja o início de muitas libertações de reféns, principalmente de civis", disse José Ariel Beltrán, tio do sargento do Exército Luis Alfonso Beltrán, sequestrado em 3 de março de 1998.


LUIS ACOSTA/France Presse
Ex-senadora Piedad Córdoba (à dir.) chora quando helicóptero decola para missão
Ex-senadora Piedad Córdoba (à dir.) chora quando helicóptero decola para missão

Os reféns soltos devem chegar na tarde de hoje a Villavicencio, de onde serão imediatamente transportados a Bogotá para exames médicos. Desde 2008, a ex-senadora Córdoba mediou a libertação de 20 reféns políticos e militares das Farc, entre eles a ex-candidata presidencial de nacionalidade colombiana e francesa Ingrid Bettancourt, em 2008.

Recentemente, as Farc, que prometeram abandonar os sequestros de civis, iniciaram um diálogo com o presidente Juan Manuel Santos. O governo exige que a guerrilha dê fim aos sequestros, atentados e recrutamento de menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário