SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sábado, 25 de julho de 2009

Barrichello diz que Massa está em coma induzido, mas não corre risco

O piloto brasileiro Rubens Barrichello, que esteve no hospital onde Felipe Massa foi submetido a uma cirurgia, disse que o piloto está em coma induzido, mas que não corre risco de morte. Segundo Barrichello, o estado de Massa, que sofreu um grave acidente no treino classificatório do GP da Hungria de F-1, é estável. Massa chegou ao hospital AEK falando, desperto e entendendo o que se passava. Ele ficará em observação na UTI, onde passará a noite.
Segundo Peter Gazso, chefe da equipe que fez a cirurgia, Massa teve uma "fratura de osso no crânio, já reparada", e uma "pequena lesão cerebral". Agora, ele repousa no hospital, e passará por uma tomografia às 10h deste domingo (horário local, 5h de Brasília) para avaliar a extensão do ferimento.
Em entrevista à rádio Jovem Pan, Barrichello deu mais detalhes sobre a situação do piloto. "O Felipe está em uma situação estável, graças a Deus. Foi uma quebra de osso acima do supercílio. Com isso, ele passou por uma cirurgia delicada, porque foi na cabeça, mas [a cirurgia] teve sucesso", disse Barrichello.
"Agora, ele está em coma induzido, mas não tem nada aberto, [ele] tem simplesmente que ficar em observação. Amanhã, os médicos dizem que, se ele estiver na mesma situação, sem nenhuma piora, eles vão tentar acordá-lo." "O Felipe, por tudo aquilo que eles [médicos] falaram, não corre nenhum risco de vida. Mas eles não sabem dizer quando ele volta a correr, porque qualquer situação de batida na cabeça requer um pouco de tempo para ver o que acontece", revelou.
"O que eles podem falar é que o estado é estável mesmo, sem nenhum perigo maior. Neste momento, eles estão muito seguros. O hospital é de primeiríssima qualidade, e ele está sendo muito bem cuidado", disse o piloto da Brawn GP.
Apesar do susto, Barrichello descartou a possibilidade de não correr amanhã --ele larga na 13ª posição. "A situação não é fácil. Eu faço isso porque eu amo e porque quero, e vou para cima. Vou correr por mim, por ele, e pelo Brasil. Espero que todo mundo esteja pensando bem para que o Felipe possa se recuperar o mais rápido possível", concluiu.
A Ferrari diz que o brasileiro deve demorar de três a seis semanas para se recuperar. Pai, mãe e esposa de Massa, Titônio, Ana Elena e Raffaela, que está grávida de cinco meses, devem desembarcar na manhã deste domingo em Budapeste.
Acidente
Massa foi atingido na cabeça por uma peça da suspensão traseira da Brawn de Rubens Barrichello, que acertou seu capacete. Aparentemente inconsciente, ele foi reto em uma curva, sem virar o volante, e bateu na barreira de pneus. O treino foi interrompido, e depois reiniciado.
Antes do acidente, Massa conseguiu fazer um tempo para se classificar para a última parte do treino, e largaria da décima colocação --o piloto, no entanto, não tem condições de participar da corrida.
O piloto sofreu uma concussão cerebral (perda de consciência por conta da pancada) e uma lesão óssea por causa do corte de aproximadamente 8 cm acima do supercílio do olho esquerdo.
Ele foi sedado depois de ter sido atendido no centro médico do circuito de Hungaroring porque estava muito agitado, mexendo braços e pernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário