SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Piora estado de saúde de paciente diagnosticado com gripe suína em Minas

Piorou o estado de saúde do homem de 27 anos diagnosticado com gripe suína --a chamada gripe A (H1N1)-- em Belo Horizonte (MG). Ele permanece internado na UTI (Unidade de Terapia intensiva) do Hospital das Clínicas e seu estado é considerado gravíssimo.
Segundo a assessoria do hospital, o quadro respiratório do paciente apresentou piora nesta quarta-feira, o que fez seu quadro clínico mudar de grave para gravíssimo. Ainda de acordo com o hospital, ele respira com a ajuda de aparelhos e corre risco de morrer.
O rapaz está em isolamento hospitalar desde o último dia 29, após entrar em contato com um caso suspeito da doença na cidade de Belo Horizonte. De acordo com o hospital, não há registro de viagem feita pelo paciente.
Uma outra paciente --de 26 anos-- também está internada no Hospital das Clínicas devido à doença. A mulher chegou da Alemanha no dia 1º de julho e está internada desde domingo (5). Segundo a secretaria, ela apresenta febre e náusea, mas passa bem.
Outros três casos suspeitos estão internados no Hospital Eduardo de Menezes, enquanto aguardam resultado dos exames. Todos apresentam quadro leve e passam bem.
No Estado de Minas já foram confirmados 123 casos da gripe suína, informou a secretaria. Outros 275 casos suspeitos estão sendo analisados e 193 já foram descartados.
Outro caso
Uma adolescente de 14 anos também está em estado grave após ser diagnosticada com gripe suína na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HUSM (Hospital Universitário de Santa Maria). A estudante está no hospital desde o dia 21, e contraiu a doença após uma viagem a Buenos Aires, na Argentina. Ela apresentou sinais de fibrose pulmonar ontem (7), um problema que faz com que ela continue a depender de aparelhos para respirar. De acordo com o hospital, ela corre risco de morrer.
Morte
Um caminhoneiro de 39 anos morreu no último sábado (4) no município de São Borja (RS) com suspeita de ter contraído a gripe suína --a chamada gripe A (H1N1). Se confirmada, essa será a segunda morte em decorrência da doença no país. A primeira também foi de um caminhoneiro, no mesmo Estado.
Em todo o Brasil, o número de casos confirmados da doença chega a 977. O Estado do Rio Grande do Sul possui 118 casos confirmados da gripe suína. Duas cidades --São Gabriel e Itaqui já decretaram situação de emergência devido à doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário