SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

segunda-feira, 6 de julho de 2009

UE alerta para 2ª onda de gripe suína na Europa; criança morre em Londres

Com mais de dez casos de gripe suína confirmados na União Europeia (UE), a organização alertou seus 27 países membros que devem se preparar para uma segunda onda do vírus A (H1N1) que pode ser ainda mais mortal que a primeira. O alerta veio no mesmo dia em que uma criança britânica de 9 anos se tornou a quinta vítima da gripe A (H1N1) no Reino Unido.
Segundo o Ministério de Saúde da Suécia, país que tem a Presidência rotativa do órgão, há risco de que o vírus possa sofrer mutação e se espalhar rapidamente a medida que diversas escolas europeias reabrem suas portas após as férias de verão.
A ministra sueca, Maria Larsson, fez as declarações durante uma reunião de ministros de Saúde da UE, na Suécia.
"Nós temos que nos planejar para o pior, e esperar o melhor", disse Larsson a repórteres, antes de uma conferência em Jonkoping, no sul da Suécia. "Nós deveríamos estar preparados para lidar não apenas com uma forma leve de gripe suína, mas com uma mais forte", disse.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma em relatório divulgado nesta segunda-feira que 429 pessoas morreram de gripe suína e mais de 94.400 foram infectadas pelo vírus em todo o mundo. Especialistas temem, contudo, que o número de infectados possa ser ainda maior.
A agência de controle de doenças da UE afirma que quase 10.300 casos da doença foram confirmados na Europa, incluindo cerca de 7.500 no Reino Unido, o país mais afetado pelo vírus A (H1N1) no continente. A OMA registra, oficialmente, três mortes no Reino Unido e uma na Espanha.
Vítima
Depois de estimativas do Ministério de Saúde indicarem que o Reino Unido pode enfrentar mais de 100 mil casos diárias de gripe suína, as autoridades sanitárias do país registraram a morte de uma menina de 9 anos depois de contrair o vírus.
O Serviço de Saúde Nacional afirma que a criança, cujo nome não foi divulgado, tinha graves problemas de saúde, agravados pelo vírus da gripe suína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário