SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

domingo, 5 de julho de 2009

Brasil tem 73 novos casos confirmados de gripe suína

O Ministério da Saúde detectou 73 novos casos de contaminação pelo vírus Influenza A (H1N1). Com isso, subiu para 885 o total de pessoas contaminadas pela doença no Brasil desde o dia 8 de maio. Segundo o governo, a quase a totalidade destes pacientes já recebeu alta ou está em processo de recuperação. De acordo com boletim divulgado hoje no site do Ministério da Saúde, as novas contaminações ocorreram nos Estados de São Paulo (61), Pernambuco (4), Paraíba (2), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (2), Ceará (1) e Rio Grande do Norte (1).
O governo acompanha 1.414 pessoas suspeitas de terem contraído a gripe no País. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Outros 1.203 casos foram descartados.
O Ministério explicou que, dos 756 casos confirmados até a última sexta-feira, 60,1% foram de pessoas que se infectaram no exterior e 23,4% por transmissão autóctone, isto é, ocorrida dentro do território nacional. Os principais locais de provável infecção dos casos importados foram Argentina (287), Estados Unidos (88) e Chile (42).
Como todos os casos autóctones têm vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do exterior, o Ministério da Saúde considera que, até o momento, a transmissão no Brasil é limitada, sem evidências de sustentabilidade da transmissão do vírus de pessoa a pessoa.Ministra diz que Uruguai corre o risco de ter "milhares de casos" de gripe suína.A ministra da Saúde do Uruguai, María Julia Muñoz, afirmou neste domingo (5) que o país corre o risco de ter milhares de casos de gripe suína --A (H1N1). Muñoz afirmou que os casos de gripe suína e da gripe sazonal estão aumentando, por causa do inverno.
Segundo ela, dado que a doença "já está instalada" no Uruguai, os cálculos "levam a crer" que, no país, são "milhares os casos de gripe suína existentes'. Assim, a ministra compartilhou o que foi dito ontem pelo infectologista Homero Bagnulo --segundo ele, a doença já afeta milhares de pessoas, mas se pode contabilizar de forma eficiente os casos de gripe.
"Deve haver milhares. Não se pode dizer um número porque não é que haja uma contagem real, mas, para cada caso sintomático, se presume que isso se multiplica por oito ou por nove. Sem dúvida, há casos assintomáticos que acompanham os sintomáticos. E há mais casos não diagnosticados que os que foram diagnosticados, porque só são estudados os focos', afirmou a ministra.
Segundo dados do Ministério da Saúde Pública do país, há 68 pessoas internadas (36 mulheres e 32 homens) e cinco mortes. Ainda não há confirmação sobre um homem que morreu na última sexta-feira com suspeita da doença. Por la gripe A, Bolivia podría cerrar la frontera con la Argentina.
Bolivia considera la posibilidad de cerrar temporalmente un sector de su extensa frontera de 773 km con la Argentina a causa del brote de gripe A que golpea a nuestro país dijo el ministro de Salud de ese país, Ramiro Tapia, informa la agencia AFP.
"Nos preocupa lo que está ocurriendo en Argentina", dijo Tapia. Aseguró que espera comunicarse con su par argentino para verificar "la magnitud" de la pandemia en nuestro país.
La primera medida es "redoblar número de médicos en la frontera, en ese sector (del límite con Tarija), pero si nosotros vemos que de Argentina siguen viniendo los casos habría que cerrar la frontera por unos tres, cuatro o cinco días para evitar la propagación del virus", agregó.
Con "más de cien mil casos y con fronteras tan grandes que tenemos en Tarija (y también en Potosí), debemos redoblar los esfuerzos", precisó.
Los casos de gripe A en Bolivia continuaban creciendo sin cesar y este domingo eran ya 393 los infectados, 74 más que el día anterior.Governo do Paraguai pede lei de emergência por vírus H1N1 .ASSUNÇÃO (Reuters) - O governo do Paraguai anunciou neste domingo que pedirá ao Congresso a aprovação de uma lei de emergência em função do avanço dos casos de influenza H1N1, após confirmar a segunda vítima fatal da doença em seu território.Uma menina de oito anos se transformou na segunda vítima da influenza H1N1 no Paraguai, falecendo em consequência de uma insuficiência renal, após ter ficado uma semana em terapia intensiva por uma infecção respiratória aguda, informaram autoridades de saúde neste domingo.
O Paraguai já reportou 106 casos confirmados da gripe e outros 274 casos suspeitos. Dias atrás, um homem de 60 anos morreu por conta da enfermidade, responsável por mais de 55 mortes da Argentina.O governo do Paraguai, que havia declarado emergência em maio após os primeiros casos da gripe, afirmou que solicitará ao Congresso a aprovação da lei para haver a liberação de fundos e um melhor combate ao vírus.
"Quando a situação de emergência permanece, é justo que o Congresso a converta em lei", afirmou a jornalistas o vice-presidente Federico Franco, que ocupa de forma interina a Presidência, com a viagem de Fernando Lugo a Washington

Nenhum comentário:

Postar um comentário