SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Rio Grande do Sul confirma mais uma morte por gripe suína

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou nesta segunda-feira mais uma morte por gripe suína,um garoto de 9 anos de Sapucaia do Sul,região metropolitana de Porto Alegre --a chamada gripe A (H1N1). É a segunda morte no Estado e a terceira no país --a outra foi confirmada em São Paulo.Segundo o último balanço divulgado pelo ministério, na sexta-feira (10), o Brasil tem 1.027 casos confirmados da doença. São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro são os Estados com maior número de pessoas contaminadas.
Vítimas
A primeira morte em consequência da gripe suína foi confirmada no país no dia 28 de junho. O paciente, o caminhoneiro Vanderlei Vial, 29, morreu no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo (RS). Ele esteve na Argentina a trabalho e retornou dia 20 ao Brasil.
De acordo com o hospital, o caminhoneiro foi atendido na Fundação Hospitalar Santa Terezinha, de Erechim (RS). Ele ficou no local até o dia 22 de junho, quando foi transferido para Passo Fundo.
Ele permaneceu na Argentina por sete dias e começou a apresentar os sintomas de febre, tosse e dor muscular no dia 15 de junho, ainda no país vizinho. Voltou ao Brasil no dia 19, quando foi internado. No dia seguinte, recebeu o diagnóstico da doença. Três dias depois, o paciente teve uma piora, apresentando insuficiência respiratória e morreu.
Na última sexta-feira (10) a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou a segunda morte no país pela gripe suína no país. Trata-se de uma menina de 11 anos, que morreu no fim de junho em um hospital particular de Osasco (Grande São Paulo).
Ela apresentou sintomas como febre, vômito e dor abdominal, no dia 28 de junho. No dia 29, ela teve febre de 39ºC, tosse e dores no corpo. No dia seguinte, foi levada pelos pais a um hospital particular no qual foi internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde teve uma parada cardiorespiratória e morreu.
O diagnóstico só foi confirmado depois da morte da menina, quando pessoas da família dela também começaram a apresentar os sintomas da gripe suína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário