SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 7 de julho de 2009

Adeus-Discurso emocionado de filha de Michael Jackson marca homenagem

Permeada por números musicais apresentados por artistas como Mariah Carey, Steve Wonder e Lionel Richie, entre outros, a homenagem ao cantor Michael Jackson realizada na tarde desta terça-feira em Los Angeles foi marcada pelo discurso emocionado de Paris, 11, filha do cantor que morreu no último dia 25. "Desde que eu nasci, você tem sido o melhor pai que se pode imaginar. Eu só queria dizer: te amo muito", disse a menina, chorando. Em seguida, ela foi abraçada pela cantora Janet Jackson, sua tia. A cerimônia em homenagem a Michael Jackson, que aconteceu no Staples Center, foi marcada por longos discursos de familiares e amigos do cantor. Os irmãos Marlon e Jermaine usaram um discurso fortemente religioso. "É difícil entender porque Deus pediu que nosso irmão voltasse para casa [o Céu], após uma visita tão curta [na Terra]", afirmou Marlon. Ele ainda pediu que Michael "desse um abraço" em Brandon, irmão gêmeo natimorto de Marlon.
Discursos
Com pouco mais de duas horas e meia de duração, a cerimônia começou com a fala do cantor Smokey Robinson, que leu mensagens enviadas por Diana Ross e Nelson Mandela.
"Michael era um amigo íntimo, uma parte preciosa da minha vida", afirmou a cantora Diana Ross, no comunicado lido por Robinson.
A homenagem ao astro pop começou minutos depois do corpo do cantor chegar ao ginásio. Antes, foi realizada uma cerimônia privada no cemitério Forest Lawn Memorial Park Hollywood Hills.
Após o discurso inicial de Robinson, a cerimônia foi interrompida e, de acordo com a rede CNN, a paralisação foi motivada por problemas no áudio do ginásio.
Minutos depois, a cerimônia foi restabelecida, com o coral gospel de Andraé Crouch cantando a música "We Are Going to See the King", enquanto o caixão que transporta o corpo de Jackson era levado para a frente do palco.
O pastor Lucious Smith, amigo da família, ressaltou em discurso o aspecto familiar do artista, como filho, irmão e pai.
"Ele nunca irá para sempre. Até que nós lembremos dele, ele estará lá para nos confortar", afirmou Smith. "Michael fez muito para curar esse mundo. Que esse momento seja um momento de cura, de música, um momento de amor e conforto para todos os que amaram nosso amigo." Música.A primeira artista a cantar durante a cerimônia foi Mariah Carey, que entrou no palco ao som dos acordes iniciais de "I'll Be There". A música terminou com um dueto de Mariah com o cantor Trey Lorenz.
A próxima a entrar no palco foi Queen Latifah, que em seu discurso disse estar ali representando todos os fãs que acompanharam a trajetória do artista.
Lionel Ritchie foi o convidado seguinte. Ele cantou "Jesus is Love".
Berry Gordy, fundador da gravadora Motown, inaugurou os discursos longos durante a cerimônia. Em sua fala, ele disse que Michael Jackson amava tudo e todos, especialmente seus fãs.
"Posso dizer que ele tinha duas personalidades: fora dos palcos, era uma pessoa tímida. Mas quando subia ao palco, virava outra pessoa... era um mestre", disse.
Gordy terminou seu discurso dizendo que o título de "rei do pop" não é grande o suficiente para Michael Jackson. "Ele foi maior 'entertainer' que já existiu."
Na sequência, um telão instalado no Staples Center mostrou um breve vídeo, mas com muitas imagens do cantor em vídeo clipes e shows.
Amor
Stevie Wonder aproveitou seu número musical para fazer uma declaração ao cantor. Antes de tocar "I Never Dreamed You'd Leave in Summer", ele disse: "Eu amo você, Michael, e já te falei isso várias vezes."
Os próximos a entrar no palco e prestar sua homenagem ao artista foram o jogador de basquete Kobe Bryant e o ex-jogador Magic Johnson. "Estamos aqui para celebrar a vida e o legado deixado por Michael", disse Johnson.
Em seguida, a cantora e atriz Jennifer Hudson apresentou "Will You Be There", acompanhada por alguns dançarinos. Nada de estranho
Falando como se estivesse em um sermão, o reverendo All Shaptom, amigo da família, defendeu o cantor e ressaltou sua suposta importância para questões raciais e sociais nos Estados Unidos.
"Obrigado, Michael, porque você nunca parou, porque você nunca desistiu, porque acabou com as nossas divisões, por ter nos dado amor, esperança", afirmou. "Eu gostaria de dizer algo para os três filhos [do cantor]: não há nada de estranho com seu pai. Estranho foi o que ele teve de enfrentar."
Após o pronunciamento do reverendo, o músico John Mayer se apresentou tocando "Human Nature".
Brooke Shields foi a próxima a dar sua declaração. Emocionada, disse que ela e Michael precisaram agir como adultos muito cedo, mas juntos eram "duas crianças se divertindo""Smile" foi a canção interpretada por Jermaine Jackson, que fez sua apresentação usando luvas brancas com aplicações de brilho, acessório que era uma das principais características do figurino do irmão, Michael.
Após a performance do irmão de Michael, Bernice A. King, filha de Martin Luther King Jr., e Martin Luther King 3º, ativista dos direitos humanos, subiram ao palco para um discurso com teor religioso.
"Michael sempre se preocupou com os outros e com a humanidade. (...) O trabalho e a vida dele foram inspirados por Deus", disse Bernice.
Também se apresentaram na cerimônia o cantor Usher, cantando "Gonne Too Soon", e Shaheen Jafargholi, finalista do programa "Britain's Got Talent, que se apresentou com a canção "Who's Lovin' You". Antes dos integrantes que ensaiavam para a turnê "This Is It" cantarem "We Are The World" e "Heal The World" ao lado dos convidados, o produtor Kenny Ortega lembrou os últimos momentos ao lado do cantor, no próprio Staples Center.
"Ele criou e deu vida a isso", disse. "Michael Jackson vai viver em nossos corações para sempre".
Após o número musical, a filha de Michael Jackson assumiu o microfone, no momento mais emocionante da cerimônia, que terminou com uma oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário