SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Nova gripe não afasta micareteiros da festa em Fortaleza

O aumento no número de casos da nova gripe e a recomendação do Ministério da Saúde de evitar aglomerações parece que não vai surtir efeito no Fortal, um dos maiores carnavais fora de época do país, que começa oficialmente nesta quinta-feira (23), em Fortaleza. Pelo menos é o que acreditam os frequentadores da festa, que afirmam que não vão deixar de se divertir por causa do risco.A estagiária de Direito Soraya Lozano, de 25 anos, que mora em São Caetano (SP), diz que não abre mão do Fortal e que vai aproveitar a paquera – mas com moderação. “O beijo é uma forma de contaminação, [então] é bom ser seletiva”, diz ela. O modelo Bruno Costta, de 20 anos, concorda. “É bom não se arriscar muito”, diz Bruno. “Mas é claro que [isso] não vai impedir que rolem paqueras”, afirma.
A estudante de enfermagem Gislane Arruda, de 22 anos, tem namorado e não pretende beijar ninguém que não seja ele no Fortal. Mas com a experiência de quem já foi cinco vezes ao evento, ela acha que o medo da gripe não vai evitar beijos na boca entre os solteiros. “Acho, sinceramente, que as pessoas não vão ligar muito pra nova gripe durante a micareta. Opinião minha e pelo que vejo sempre”, afirma.
‘Fora de cogitação’
Os três “micareteiros” afirmam que não vão deixar de conferir a festa. “Gosto tanto de micaretas que vou arriscar mesmo sabendo que existem riscos pela grande aglomeração de turistas”, afirma Bruno. “Pensei sobre o assunto, mas não cheguei ao ponto de pensar em não ir. Está fora de cogitação”, disse ele, que mora em Fortaleza e vai participar de sua sexta edição do evento.
Gislane pensa a mesma coisa. “Não sou hipócrita nem irresponsável ao ponto de não me preocupar com isso. Como estudante da área de saúde tenho o dever de me manter alerta”, diz ela. Mas, mesmo assim, ela diz que “em momento nenhum" considerou a possibilidade de deixar de participar.
“Tenho meus métodos para me manter ‘longe’ do vírus, embora não haja como driblar totalmente”, afirma. E aconselha: “[São] atitudes simples como colocar a mão na boca ao espirrar e tossir e não compartilhar copos, latas e garrafas de bebidas com os outros -- já que isso rola muito em micaretas. Também é importante manter a imunidade em dia, pra evitar que o organismo fique deprimido.”
Já Soraya, que vai participar de seu primeiro Fortal, diz que o risco de ficar doente é o mesmo na micareta e em casa. “Se eu tiver que pegar, posso pegar aqui em São Paulo mesmo, onde tem mais casos da nova gripe e grande concentração populacional”, afirma. Em Fortaleza, ela pretende fazer o mesmo que faz em São Paulo para evitar a contaminação. “Estou me alimentando bem, bebendo bastante líquido e lavando bem as mãos”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário